Notícia

COMISSÕES DA CBTM – Quem são e como trabalham os membros da Comissão de Técnicos

Figuras de importância fundamental na formação e orientação dos mesa-tenistas, os treinadores também são representados na Confederação

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

15/02/2023 17h00


Os treinadores têm um papel fundamental na descoberta, orientação e formação dos mesa-tenistas. Atuando muitas vezes em múltiplas funções, são peças importantes na engrenagem do tênis de mesa brasileiro. Nada mais natural, portanto, que eles tenham voz ativa e façam parte do processo de organização da modalidade no país. Pensando nisso, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) deu aos técnicos a representatividade nos processos eletivos.

O tênis de mesa é uma das poucas modalidades que têm essa representatividade dos treinadores em suas eleições. A Comissão de Técnicos participa não só do processo eletivo da CBTM, mas também atua como órgão consultivo, ao lado das comissões de atletas, árbitros e clubes.

Uma classe tão importante quanto a dos treinadores tem muito a contribuir com a evolução da modalidade como um todo. É importante conhecer quem são os membros da Comissão e como atuam. Os membros eleitos pelos próprios técnicos são:

  • Gustavo Auad (presidente)
  • Alexandre Ghizi
  • Janaina Peters

Veja o que diz o presidente da Comissão de Técnicos, Gustavo Auad, sobre esta representatividade:


A Missão

“Defender os interesses dos técnicos de tênis de mesa fazendo um trabalho de interlocução entre os mesmos e a CBTM. Através de sugestões e demandas, buscamos o desenvolvimento das condições de atuação dos técnicos nos eventos, nos clubes, na relação com atletas e também nos treinos diários. Atuar também em ações para valorização de nós, técnicos, no cenário esportivo”.


Atuação da Comissão e o que acreditam que podem evoluir?

“Enfrentamos dificuldades no início por não existir a cultura de uso e participação na Comissão por parte dos técnicos filiados. Já enviamos várias demandas à CBTM, que sempre recebe bem e não nos deixa sem resposta. Acredito que podemos evoluir no engajamento dos técnicos e também na frequência de reuniões. Neste ano, pretendemos fazer duas reuniões presenciais nos eventos TMB Platinum”.


Como os técnicos podem colaborar mais?

“Acredito que os técnicos precisam conhecer melhor o Manual do Tênis de Mesa, que é anualmente revisado pela CBTM e submetido à Comissão, para validação e sugestões. Com esse melhor conhecimento, poderiam sugerir mudanças mais assertivas que certamente iriam melhorar todo o ecossistema de competições da CBTM”.
 

Pontos importantes do Regimento

– Capítulo 1.2 - A Comissão de Técnicos tem independência de funcionamento e regulamentação, devendo reportar suas pautas e deliberações ao Conselho de Administração, ficando facultada a participação de membros deste nas reuniões ordinárias e extraordinárias da Comissão de Técnicos.

- Capítulo 1.3 - A Comissão de Técnicos é um órgão de controle social e aconselhamento da CBTM, sendo composta por representantes de técnicos regularmente filiados à CBTM.

- Capítulo 1.6 - A Comissão de Técnicos reunir-se-á, ao menos, 02 (duas) vezes por ano em reuniões ordinárias, em calendário anual previamente acordado pela maioria de seus membros. E extraordinariamente por convocação do Presidente da Comissão de Técnicos e/ou metade de seus membros para a deliberação de pautas consideradas urgentes.


Quer conhecer mais?

Veja AQUI o Regimento da Comissão de Técnicos.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Contato: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?