Notícia

COMISSÕES DA CBTM – Quem são e como trabalham os membros da Comissão de Árbitros

Responsáveis pela correta aplicação das regras do tênis de mesa, os árbitros também contam com representação na CBTM, participando de decisões e dando suporte

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

24/02/2023 16h45


Os árbitros são os responsáveis por atuar na condução dos jogos de tênis de mesa, zelando pela correta aplicação de suas regras. A participação deles é imprescindível nas competições da nossa modalidade. Assim como os treinadores e atletas, retratados anteriormente na série Comissões da CBTM, os árbitros também contam com representação no sistema organizacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Apesar de não existir a obrigatoriedade por Lei da presença dos árbitros no processo eletivo das entidades, eles já participam da escolha do presidente da entidade desde o último pleito, tornando ainda mais diversificado o colégio eleitoral da Confederação. Além disso, a Comissão de Árbitros mostra-se presente, sempre atuando com sugestões e solicitações.

A Comissão de Árbitros é formada por três nomes, eleitos pelos próprios árbitros e com atuação efetiva em competições da CBTM. Seus membros são:

  • Pedro Henrique Vieira de Lima (presidente)
  • Lara Rodrigues Cruz
  • Marcos Paulo Abdalla Tavares

O presidente Pedro Henrique Vieira de Lima opina sobre a atuação da Comissão de Árbitros da CBTM:


A Missão

“O papel da comissão de arbitragem é ser o elo de ligação entre os árbitros e a Confederação, ou seja, o mediador. A Comissão também tem a missão de auxiliar os coordenadores, dando suporte com relação a atualização de regras”.


Atuação da Comissão e o que acreditam que podem evoluir?

“A atuação da Comissão desde 2021, quando fui eleito, está sendo excelente. A Confederação tem nos apoiado muito com alguns de nossos pedidos, tais como: mais passagens aéreas, proporcionando uma rodagem maior de árbitros de todo Brasil, ajuda para deslocamento e hospedagens em grande maioria em quarto duplo. Podemos evoluir em alguns aspectos ainda, como batalhar para formar mais árbitros bluebadge”.


Como os árbitros podem colaborar mais?

“Os árbitros podem colaborar mais enviando sugestões, para que nós possamos avaliar e encaminhar para a CBTM”.

 

Pontos importantes do Regimento

– Capítulo 1.2 - A Comissão de Árbitros tem independência de funcionamento e
regulamentação, devendo reportar suas pautas e deliberações ao Conselho de
Administração, ficando facultada a participação de membros deste nas reuniões ordinárias e extraordinárias da Comissão de Técnicos.

- Capítulo 1.3 - A Comissão de Árbitros é um órgão de controle social e aconselhamento da CBTM, sendo composta por representantes de árbitros regularmente filiados à CBTM.

- Capítulo 1.6 - A Comissão de Árbitros reunir-se-á, ao menos, 02 (duas) vezes por ano em reuniões ordinárias, em calendário anual previamente acordado pela maioria de seus membros. E extraordinariamente por convocação do Presidente da Comissão de Árbitros e/ou metade de seus membros para a deliberação de pautas consideradas urgentes.


Quer conhecer mais?

Veja AQUI o Regimento da Comissão de Árbitros.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Contato: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?