Vitor Ishiy e Luca Kumahara vencem na estreia e avançam no Grand Smash Singapura
Em jogo disputado até o fim, Eric Jouti é superado e se despede da disputa do individual
Por Luis Miguel Ferreira
Depois de Gustavo Tsuboi abrir a participação do Brasil no Grand Smash Singapura 2023, foi a vez de Vitor Ishiy, Luca Kumahara e Eric Jouti jogarem no sudeste asiático. Em partidas válidas pela primeira rodada da fase qualificatória, dois brasileiros venceram e conquistaram a classificação à segunda fase.
Ainda na noite de terça-feira (7), Vitor Ishiy bateu Alfred Dela Pena, da Nova Zelândia, por 3 sets a 0 (11/5, 11/2 e 11/8) e segue na disputa do Grand Smash. Na segunda rodada o número 68 do mundo encara o dono da casa Chua Josh Shao Han, número 312 do mundo, com data e horário a serem divulgados.
Pelo individual feminino, já nas primeiras horas da quarta-feira (8), Luca Kumahara superou a turca Sibel Altinkaya por 3 sets a 2, com parciais de 11/4, 7/11, 9/11, 11/3 e 14/12. Na sequência Luca enfrentará a francesa Camille Lutz, atual número 128 do mundo. O duelo também terá horário e data divulgados nas próximas horas.
Já Eric Jouti disputou a estreia no individual na competição e buscou a classificação até o último segundo do quinto set. Em um duelo super equilibrado e disputado, o brasileiro foi superado pelo argentino Horácio Cifuentes por 3 sets a 2, com parciais de 11/7, 5/11, 11/9, 5/11 e 15/17. O resultado eliminou Jouti, que volta a jogar na disputa de duplas mistas.
Ishiy vence sem dificuldades e avança à segunda fase
Em jogo válido pela primeira rodada da fase qualificatória, Vitor Ishiy bateu sem dificuldades Alfred Dela Pena, da Nova Zelândia, por 3 sets a 0. O brasileiro conquistou a classificação à segunda rodada com parciais 11/5, 11/2 e 11/8 contra o número 118 do mundo.
Luca vence em jogo equilibrado e avança em Singapura
Pela mesma fase, mas no individual feminino, Luca Kumahara enfrentou Sibel Altinkaya, da Turquia e conquistou a classificação com uma vitória por 3 sets a 2.
Luca iniciou dominando a partida e logo abriu 6 a 0. Após uma tentativa de recuperação da adversária, com três pontos seguidos, Luca voltou a pontuar e fechou o set em 11 a 4. No segundo set, Sibel Altinkaya começou na frente e abriu 8 a 5 no confronto. Luca até buscou o empate, mas a adversária chegou ao 11 a 7, igualando o duelo: 1 a 1.
Já o terceiro set foi repleto de igualdade e equilíbrio. Luca e Sibel chegaram ao 6 a 6, mas a turca abriu dois pontos e chegou ao nono ponto. Luca não se abateu e empatou o jogo em 9 a 9, mas Altinkaya ampliou e fechou o set em 11 a 9.
Mas Luca logo empatou o jogo em 2 a 2. Após abrir cinco pontos de vantagem, Kumahara seguiu no controle do set e não teve dificuldades para vencer: 11 a 3.
No quinto e decisivo set, mais uma vez muito equilíbrio. Luca e Sibel foram pontuando e igualando o placar até o 4 a 4. Mas Luca cresceu no jogo e abriu quatro pontos de vantagem chegando ao 9 a 5. A turca conquistou o empate em 10 a 10, 11 a 11, mas a vitória ficou com o Brasil. 14 a 12 no quinto set e vitória por 3 a 2.
Jouti luta até o fim, mas é superado na estreia
Último a ir à mesa pela primeira rodada da fase qualificatória, Eric Jouti enfrentou o argentino Horácio Cifuentes e foi superado em duelo muito equilibrado: 3 sets a 2.
No início do primeiro set, o brasileiro abriu o placar e conquistou uma vantagem de 8 a 5. Na sequência, Jouti seguiu pontuando e fechou o set em 11 a 7.Já o segundo set foi do adversário. Eric Jouti buscou igualar o placar durante o jogo, mas Cifuentes venceu por 11 a 5: 1 a 1.
Mas Jouti logo passou a frente do placar vencendo o disputado terceiro set por 11 a 9. Horácio até abriu o placar e o brasileiro desempatou o jogo: 2 a 1.
No fim, o duelo ficou para o quinto set, já que a vitória no quarto foi para o adversário: 11 a 5. Na definição do jogo, muita disputa e vitória do adversário por 17 a 15.