Foto: WTT
Por Luis Miguel Ferreira
Dois atletas do Brasil foram à mesa nesta quinta-feira (9) no último dia das disputas da fase qualificatória do Grand Smash Singapura. Após vencerem na estreia, Vitor Ishiy e Luca Kumahara jogaram as partidas da segunda e terceira fase do torneio.
Mesmo sendo superado pelo belga Martin Allegro por 3 sets a 0, com parciais de 12/10, 11/4 e 16/14, Vitor Ishiy conquistou a classificação à fase principal após a desistência do português Marcos Freitas. Antes disso, o número 68 do mundo já havia vencido Josh Shao Han Chua, de Singapura, por 3 sets a 2, com parciais de 8/11, 5/11, 11/6, 11/9 e 11/2, em duelo válido pela segunda rodada.
Já Luca Kumaraha enfrentou a francesa Camille Lutz na segunda rodada da fase qualificatória e sofreu um revés por 3 sets a 0, com parciais de 6/11, 8/11 e 6/11. Com o resultado, Luca se despediu da disputa do individual e volta a jogar apenas em duplas.
Compromissos brasileiros na fase principal
Os duelos da fase principal começam neste sábado (11) e o Brasil estará representado nas disputas individuais e nos jogos de duplas mistas. Pelo individual masculino, Hugo Calderano enfrenta o sul-coreano Seungmin Cho (#57) e Vitor Ishiy encara Jonghoon Lin (#16), também da Coreia do Sul.
No individual feminino, Bruna Takahashi será a representante brasileira. A número 29 do mundo terá como adversária a japonesa Kasumi Ishikawa, atual número oito do mundo.
Já na disputa de duplas mistas, Vitor Ishiy e Bruna Takahasi jogam contra a dupla da alemanha composta por Dang Qiu e Nina Mittelham. Luca Kumaraha, que faz dupla com o argentino Horácio Cifuentes, enfrenta Lubomir Pistej e Barbora Balazova, da Eslováquia. Já Eric Jouti joga ao lado de Lee Ho Ching, da China, contra a dupla da Suécia composta por Truls Moregard e Cristina Kalbberg.
Luca Sofre revés e se despede do individual
Após vencer a turca Sibel Altinkaya por 3 sets a 0 na estreia do Grand Smash, Luca duelou contra a francesa Camille Lutz e acabou sofrendo um revés por 3 sets a 0. No primeiro set, melhor para adversária que soube aproveitar as chances e abriu vantagem, vencendo por 11 a 6.
Na sequência do game, Luca começou o segundo set na frente abrindo 2 a 0 e ampliando a vantagem para 4 a 2. Mas Camille logo conseguiu a recuperação, virou o duelo e venceu por 11 a 8: 2 a 0. Já no terceiro set Luca abriu vantagem no início mais uma vez, mas a vitória ficou com Camille. A francesa superou Luca por 11 a 6 e chegou ao 3 a 0.
Ishiy sai atrás, consegue recuperação e avança em Singapura
Vitor Ishoy mostrou poder de reação e conquistou a classificação mesmo após ficar dois sets atrás no placar. O início do primeiro set foi bastante equilibrado e Josh só conseguiu abrir vantagem a partir do quarto ponto. No fim, 11 a 8 e 1 a 0 no placar para o adversário.
O mesmo aconteceu no segundo set. Após um três a três no placar, o atleta de Singapura levou vantagem e chegou ao 8 a 4, fechando em 11 a 5, abrindo dois sets para cima do brasileiro.
Mas foi aí que a estrela de Ishiy brilhou mais uma vez. O brasileiro saiu na frente do placar no terceiro set e chegou a abrir 9 a 4. Em vantagem, o número 68 do mundo seguiu no controle e diminuiu com a parcial de 11 a 6. Precisando vencer o quarto set para se manter na disputa, Ishiy viu Chua abrir 7 a 5, mas a virada veio: 11 a 9, empatando o duelo em 2 a 2.
No último e decisivo set, mais uma vitória do Brasil. Vitor abriu 3 a 0 logo no início e a vitória foi se encaminhando. A vantagem cresceu e o brasileiro conquistou a classificação batendo o atleta de Singapura por 11 a 2: 3 sets a 2.
Vitor Ishiy sofre revés, mas conquista classificação à fase principal após desistência de português
Visando a classificação à fase principal do Grand Smash, Vitor enfrentou o belga Martin Allegro, mas a vitória ficou com o adversário. Em um primeiro set bastante disputado, Ishiy abriu dois pontos de vantagem no início, mas viu o adversário empatar. E a igualdade se manteve até o 10 a 10. Mas Allegro marcou duas vezes seguidas e fechou o set em 12 a 10.
Na frente, Martin aproveitou o momento e ampliou a vantagem. Ele chegou a abrir sete pontos de diferença para Ishiy, que ainda tentou uma reação, mas o set foi finalizado com 11 a 4 para o belga: 2 a 0.
Na terceira parte do jogo Vitor saiu atrás no placar e viu Allegro abrir quatro pontos de vantagem. Mas o brasileiro conseguiu a recuperação e empatou o duelo em 7 a 7. No fim, parcial de 16 a 14 e Vitoria do belga por 3 sets a 0.
Mesmo com o resultado o brasileiro conquistou a classificação à fase principal da competição após a desistência do português Marcos Freitas.