Israel Barreto é presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas que realizará o TMB Challenge Plus. Foto: Miriam Jeske/CBTM -
Por Aldo Medeiros
A partir do próximo dia 10, os atletas de todo o Brasil terão mais uma competição nacional para participar dentro do Circuito TMB. Trata-se do TMB Challenge Plus de Manaus, que acontece de sexta a domingo (12) na Fundação Amazonas de Alto Rendimento.
A etapa, que será a terceira do evento no ano (Cascavel recebeu a primeira na semana passada e o Rio de Janeiro recebe a segunda no mesmo período em que acontece a etapa do Amazonas), é organizada pela Federação de Tênis de Mesa do Amazonas e contará com quase 200 inscrições de atletas olímpicos e paralímpicos de tênis de mesa vindos de oito estados diferentes das cinco regiões do Brasil: Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Israel Barreto, presidente da federação e atleta de tênis de mesa – bronze na última etapa de TMB Platinum – Campeonato Brasileiro – ressaltou a vocação da capital amazonense para a realização do evento. A cidade já sediou o evento duas vezes, em 2021 e 2022, e ainda terá mais uma etapa além desta neste ano, em agosto.
“O TMB Challenge Plus já se tornou uma cultura para o estado do Amazonas. Nos candidatamos para o Ciclo I e Ciclo II. Estamos bem acostumados com a competição, as pessoas conhecem nosso trabalho e nossa estrutura. Fazemos essa competição com alegria e entusiasmo”.
Nesta edição, Manaus terá sua estrutura ainda melhor que nas outras etapas. A novidade para o evento serão as mesas de aquecimento e alojamento disponibilizados para os participantes do evento, trazendo uma evolução em relação aos eventos anteriores.
“Cada vez mais, com a parceria com a CBTM, conseguimos realizar a competição com excelência. Esse ano teremos uma estrutura melhor, com alojamento e mesas de aquecimento. Para o próximo ciclo tentaremos um espaço ainda maior”, explicou Israel Barreto.
Programação do evento
10/03 (Sexta-feira) - A partir das 08:00h
11/03 (Sábado) - A partir das 08:00h
12/03 (Domingo) - A partir das 08:30h
Como funciona o Circuito TMB?
O Circuito TMB é o sistema nacional de eventos de tênis de mesa e é dividido em quatro categorias de eventos, por ordem de pontuação para o ranking nacional: o TMB Platinum, competição principal do calendário nacional, dividida em quatro etapas por ano e organizada diretamente pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. O TMB Challenge Plus, competição aberta para atletas de todos os estados e organizada localmente pela federação estadual sediante do evento; o TMB Estadual, realizado por cada federação estadual e restrita aos atletas do estado em questão. O TMB Regional, organizado pelas Ligas Regionais dentro das microrregiões de cada estado.
Os eventos são bastante democráticos e contam com várias categorias de disputa, que são divididas por idade (do sub-9 ao sub-21), classes paralímpicas (da classe 1 à classe 11) e nível técnico (do Absoluto A, o nível mais forte, ao Absoluto F, e do Rating A, o maior, ao Rating J), em ambos os gêneros.
Por isso, são competições que todos jogam e todos podem participar, desde que sejam filiados a algum clube (confira a lista completa de clubes dividida por estado) e sejam membros ativos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.