Notícia

Pelo terceiro ano consecutivo, Manaus recebe o TMB Challenge Plus

Fundação Amazonas de Alto Rendimento será o palco da competição que acontece do dia 10 ao dia 12 de março

Israel Barreto é presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas que realizará o TMB Challenge Plus. Foto: Miriam Jeske/CBTM -

Por Aldo Medeiros

09/03/2023 17h50


A partir do próximo dia 10, os atletas de todo o Brasil terão mais uma competição nacional para participar dentro do Circuito TMB. Trata-se do TMB Challenge Plus de Manaus, que acontece de sexta a domingo (12) na Fundação Amazonas de Alto Rendimento.

A etapa, que será a terceira do evento no ano (Cascavel recebeu a primeira na semana passada e o Rio de Janeiro recebe a segunda no mesmo período em que acontece a etapa do Amazonas), é organizada pela Federação de Tênis de Mesa do Amazonas e contará com quase 200 inscrições de atletas olímpicos e paralímpicos de tênis de mesa vindos de oito estados diferentes das cinco regiões do Brasil: Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Israel Barreto, presidente da federação e atleta de tênis de mesa – bronze na última etapa de TMB Platinum – Campeonato Brasileiro – ressaltou a vocação da capital amazonense para a realização do evento. A cidade já sediou o evento duas vezes, em 2021 e 2022, e ainda terá mais uma etapa além desta neste ano, em agosto.

“O TMB Challenge Plus já se tornou uma cultura para o estado do Amazonas. Nos candidatamos para o Ciclo I e Ciclo II. Estamos bem acostumados com a competição, as pessoas conhecem nosso trabalho e nossa estrutura. Fazemos essa competição com alegria e entusiasmo”.

Nesta edição, Manaus terá sua estrutura ainda melhor que nas outras etapas.  A novidade para o evento serão as mesas de aquecimento e alojamento disponibilizados para os participantes do evento, trazendo uma evolução em relação aos eventos anteriores.

“Cada vez mais, com a parceria com a CBTM, conseguimos realizar a competição com excelência. Esse ano teremos uma estrutura melhor, com alojamento e mesas de aquecimento. Para o próximo ciclo tentaremos um espaço ainda maior”, explicou Israel Barreto.
 

Programação do evento
 

10/03 (Sexta-feira) - A partir das 08:00h

  • Individual Olímpico: Rating
  • Individual Olímpico: Super- pré mirim e Juvenil
     

11/03 (Sábado) - A partir das 08:00h

  • Individual Olímpico: Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Juventude, Sênior/Lady e Veteranos.
     

12/03 (Domingo) - A partir das 08:30h

  • Individual Paralímpico: Todas as classes com inscritos
  • Individual Olímpico: Absolutos
     

Como funciona o Circuito TMB?
 

O Circuito TMB é o sistema nacional de eventos de tênis de mesa e é dividido em quatro categorias de eventos, por ordem de pontuação para o ranking nacional: o TMB Platinum, competição principal do calendário nacional, dividida em quatro etapas por ano e organizada diretamente pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. O TMB Challenge Plus, competição aberta para atletas de todos os estados e organizada localmente pela federação estadual sediante do evento; o TMB Estadual, realizado por cada federação estadual e restrita aos atletas do estado em questão. O TMB Regional, organizado pelas Ligas Regionais dentro das microrregiões de cada estado.

Os eventos são bastante democráticos e contam com várias categorias de disputa, que são divididas por idade (do sub-9 ao sub-21), classes paralímpicas (da classe 1 à classe 11) e nível técnico (do Absoluto A, o nível mais forte, ao Absoluto F, e do Rating A, o maior, ao Rating J), em ambos os gêneros.

Por isso, são competições que todos jogam e todos podem participar, desde que sejam filiados a algum clube (confira a lista completa de clubes dividida por estado) e sejam membros ativos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?