Sophia Kelmer venceu os três jogos da fase de grupos e avançou às semifinais na liderança da chave. Foto: Miriam Jeske/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
O primeiro dia do Aberto Paralímpico da Itália terminou e o Brasil segue vivo na disputa por medalhas nas categorias individuais. Após os jogos da fase de grupos, todos os brasileiros conquistaram a classificação às fases eliminatórias e voltam à mesa nesta quinta-feira (16).
Os resultados, inclusive, já garantem duas medalhas para o nosso país. Sophia Kelmer e Bruna Alexandre avançaram às semifinais das classes 8 e 10, respectivamente, e conquistaram lugar no pódio. As brasileiras decidem a vaga nas finais na manhã desta quinta-feira.
As partidas contam com a transmissão do canal oficial da Federação Internacional de Tênis de Mesa no YouTube. Confira todos os resultados da fase de grupos aqui
Força máxima nas fases eliminatórias
O Brasil chegou na Itália com 12 representantes e todos eles voltam à mesa nesta quinta-feira (16) para os duelos da fase eliminatória. Os horários abaixo são referentes ao fuso oficial de Brasília.
Enfrentando os adversários do grupo 4 da disputa da classe 2, Iranildo Espindola avançou na segunda colocação e agora enfrenta o sul-coreano Soo Yong Cha, nas oitavas de final. O duelo acontece às 6h55. No grupo 5, Guilherme Costa venceu os três duelos da fase de grupos e conquistou a classificação na liderança da chave. Ele encara Boris Stoiljkovic , da Sérvia, às 7h35.
Pela classe 3, Fábio Silva se classificou na segunda posição do grupo 1 e duela com o francês Sylvain Noel nas oitavas de final, às 6h15. Já pela classe 7, Israel Stroh foi o segundo colocado do grupo 2 e encara o belga Ben Despineux nas oitavas de final, às 4h30.
No grupo 3, Paulo Salmin segue na disputa após a classificação na liderança, e só volta à mesa nas quartas de final. O brasileiro aguarda o vencedor do duelo entre Henrik Meyer, da Alemanha, e Pavao Jozic, da Croácia para conhecer seu adversário. Paulo Henrique Fonseca venceu dois jogos no grupo 4 e agora mede forças com o suiço Thomas Rosenast, às 4h30. Pela classe 11, Thiago Gomes avançou na segunda posição do grupo 1 e joga contra Po Yen Chen (Taipé Chinês) nas quartas de final.
No feminino, nos jogos da classe 3, Marliane Santos ficou na segunda colocação do grupo 1 e agora enfrenta a italiana Michela Brunelli nas quartas de final, às 4h30. No grupo 2, Thaís Severo também ficou com a segunda colocação e duela com Helena Karic, da Croácia, nas quartas de final, também às 4h30. Na classe 4, Joyce Oliveira venceu os dois duelos do grupo 3 e conquistou a classificação na liderança da chave. A brasileira aguarda as definições das outras chaves para conhecer sua adversária nas quartas de final.
Com medalhas garantidas, Sophia Kelmer e Bruna Alexandre jogam pelas semifinais na manhã desta quinta-feira. Nos jogos da classe 8, Sophia venceu os três desafios da fase de grupos e liderou o grupo 1. A brasileira disputa a vaga na final com a francesa Lucie Hautiere, às 8h15.
Já Bruna Alexandre vai à mesa mais cedo, às 5h05. Após se classificar na segunda colocação da chave 2, a maior medalhista paralímpica do tênis de mesa brasileiro enfrenta Natália Partika, da Polônia, visando a final da categoria.