Notícia

Thiago Gomes é campeão, Paulo Salmin e Israel Stroh ficam com a prata e Brasil encerra o Aberto Paralímpico da Itália com 10 medalhas

Em dupla formada com Ewa Cychowska da Pôlonia, Thiago conquistou o ouro das duplas XD22 no último dia da competição; Paulo Salmin e Israel Stroh conquistaram a prata na classe MD14

Thiago Gomes, o campeão das duplas XD22 do Aberto Paralímpico da Itália. Foto: Gustavo Medeiros/CBTM

18/03/2023 14h00


O Aberto Paralímpico da Itália acabou neste sábado (18) e o Brasil trouxe 10 medalhas de volta para casa, duas conquistadas hoje. Doze atletas representaram a seleção brasileira na competição que começou no último dia 15.

Com o fim das disputas individuais, onde o Brasil conquistou 6 medalhas, começaram as disputas de duplas. Mais duas medalhas para o Brasil nessa etapa da competição. Thiago Gomes ficou com o ouro nas duplas mistas ao lado da polonesa Ewa Cychowska e Paulo Salmin e Israel Stroh trouxeram a medalha de prata.

O campeão

No último dia de Aberto Paralímpico da Itália, o brasileiro Thiago Gomes foi para o lugar mais alto do pódio na disputa das duplas XD22. Em uma virada de chave impressionante, Thiago e Ewa venceram a dupla japonesa formada por Koya Kato e Maki Ito por 3 sets a 2.

Antes, foi a vez de passar pelos franceses Antoine Zhao e Magali Rousset nas semifinais por 3 sets a 1. O primeiro set foi acirrado e os franceses levaram por 12 a 10. Então veio a virada. Thiago e Ewa venceram os 3 últimos sets com um resultado mais confortável, dois com 11 a 6 no placar e o último com 11 a 3, para sacramentar a vaga na final.

Os medalhistas de prata

Paulo Salmin e Israel Stroh trouxeram a medalha de prata da classe MD14 para o Brasil. Em uma final disputadíssima, os brasileiros foram superados pela dupla francesa formada pelos franceses Clement Berthier e Esteban Herrault por 3 sets a 2.

Na fase de grupos a dupla brasileira ficou em primeiro lugar e sem perder sets. Duas vitórias por 3 sets a 0, a primeira sobre Se HoLee da Coréia do Sul e Bobi Simon da Rômenia. A segunda contra Haris Eminovic e Paul van der Oor, da Bósnia e Holanda,

Mais Brasil na competição

Outros brasileiros também jogaram a competição de duplas na Itália. Na classe XD7 as duas duplas brasileiras ficaram a um passo da medalha, caindo nas quartas de final. Fábio Silva e Joyce Oliveira foram superados pela dupla francesa Fabien Lamirault e Alexandra Saint Pierre por 3 sets a 1. Já Guilherme Costa e Thais Severo perderam para Andela Muzinic Vincetic e Tomislav Spalj por 3 sets a 0.

Marliane Santos, em dupla com o coreana Sung Joo Park na classe XD4, venceu a primeira partida da fase de grupos, mas perdeu o segundo jogo e não avançou para a fase eliminatória.

Na classe XD14, a brasileira Sophia Kelmer formou dupla com o sueco Michael Azulay, mas não conseguiu vencer na fase de grupos, não avançando na competição.

Israel Stroh e Bruna Alexandre formaram a dupla brasileira da classe XD17. Avançaram na fase de grupos em segundo lugar, mas nas quartas de final caíram para a dupla polonesa formada por Natalia Partyka e Maksym Chudzicki.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?