Número cinco do mundo segue em busca do terceiro título de WTT em 2023. Foto: WTT
Por Luis Miguel Ferreira
Hugo Calderano está nas oitavas de final do WTT Champions Macau. O brasileiro venceu o egípcio Omar Assad por 3 sets a 2, com parciais de 8/11, 11/5, 8/11, 11/8 e 11/9 e deu o primeiro passo em busca de mais um título de WTT neste ano. O duelo foi válido pela rodada 16-avos de final.
Na próxima fase, Hugo encara o vencedor do confronto entre o sul-coreano Lim Jonghoon, 13º do ranking, e o alemão Dimitrij Ovtcharov, atual número 14 do mundo. O duelo entre eles acontece na próxima terça-feira (18), às 3h25 (horário de Brasília).
Com o resultado, Hugo ampliou a vantagem contra Omar Assad. Em dois jogos, duas vitórias do brasileiro. No primeiro duelo, pelo WTT Champions Budapeste, em 2022, vitória de Hugo por 3 sets a 1.
Estreia de Bruna Takahashi em Macau
A campanha do Brasil na China continua na madrugada desta terça-feira (18). Bruna Takahashi inicia sua disputa no WTT Champions Macau às 2h50, enfrentando a sul-coreana Jihee Jeon, 33ª do ranking. O duelo conta com a transmissão do Star+ para o Brasil. A CBTM faz a cobertura pelas redes sociais e pelo site.
O jogo
O duelo começou equilibrado e com a vantagem no placar alternando entre Hugo e Omar. O egípcio até começou na frente, mas o número cinco do mundo logo igualou o resultado. Após uma sequência de pontos, com empates em 2 a 2, 5 a 5 e 7 a 7, Assar aproveitou as chances e venceu o primeiro set: 11 a 8. O brasileiro logo mostrou seu poder de reação. Hugo dominou o segundo set desde o primeiro ponto e deixou tudo igual superando o adversário por 11 a 5.
Com um set para cada lado, o jogo ficou ainda mais aberto e foi o egípcio que abriu vantagem: 5 a 0. Hugo, por sua vez, buscou a recuperação e diminuiu para 6 a 3, mas Omar Assad pediu tempo e quebrou a sequência positiva do brasileiro. No fim da terceira parte do jogo, 11 a 8 para Omar: 2 sets a 1.
Precisando vencer o quarto set para se manter vivo na disputa, Hugo Calderano mais uma vez alternava pontos com o adversário e o confronto avançava com empates no placar até o 7 a 5. E a vantagem permaneceu com o número cinco do mundo até o fim do set: 11 a 8.
No quinto e decisivo set, a tensão dominava a mesa e o equilíbrio seguiu sendo a tônica do jogo. No placar, empate até o oitavo ponto de cada atleta. E foi aí que a genialidade de Hugo Calderano foi acentuada e o brasileiro conqusitou a vitória: 11 a 9 no placar e vitória por 3 sets a 2.
Serviço do jogo
Hugo Calderano 3 x 2 Omar Assar (Egito) |
WTT Champions Macau - Rodada 16-avos de final |
Data: 17/04/2023 (Segunda-feira) |
Local: Tap Seac Multisport Pavilon, em Macau |
Parciais: 8/11, 11/5, 8/11, 11/8 e 11/9 |