Cátia Oliveira é uma das brasileiras que garantiu medalha no primeiro dia de Aberto Paralímpico. Foto: Miriam Jeske/CBTM
O Brasil iniciou a campanha no Aberto Paralímpico de Montenegro nesta quinta-feira (4) e três atletas já garantiram medalhas neste primeiro dia de competição: Cátia Oliveira, Sophia Kelmer e Danielle Rauen.
Pela classe 1-2, Cátia Oliveira venceu os dois compromissos pela fase de grupos e aguarda os outros resultados para conhecer a adversária nas semifinais. Assim, a brasileira já garantiu pelo menos a medalha de bronze.
O mesmo acontece com Sophia Kelmer, que conquistou dois resultados positivos em sua chave e avançou as semifinais liderando seu grupo. A brasileira ainda conhecerá sua adversária na sequência da competição.
Já Danielle Rauen não tomou conhecimento das adversárias do grupo 2 da classe 9 e venceu seus três jogos, indo para as semifinais na liderança. Ela será a única não chinesa nesta fase em sua classe e briga por uma vaga na final contra Mei Li Liu, às 6h (horário de Brasília).
Vale ressaltar que a competição conta com a transmissão do canal oficial da ITTF no Youtube.
Quatro brasileiros avançam às quartas de final em Montenegro
Se três medalhas já estão confirmadas por atletas brasileiros, outras quatro estão a uma vitória de serem conquistadas. Isso porque Paulo Salmin, Israel Stroh, Thaís Severo e Marliane Santos estão nas quartas de final no Aberto Paralímpico.
Pela classe 7, Salmin liderou sua chave vencendo os três duelos por 3 sets a 0 e seu próximo desafio será contra o japonês Katsuyoshi Yagi, às 8h (horário de Brasília).
Já Israel Stroh também venceu seus três jogos e agora enfrenta o norueguês Krizander Magnussen, no mesmo horário.
Pela classe 3 feminina, Thais Severo e Marliane Santos avançaram às quartas na segunda colocação, após vencerem dois dos três jogos em grupos.
Na próxima fase, as brasileiras irão enfrentar Zhonghui Yang, da China, e Carlotta Ragazzini, da Itália, respectivamente, às 5h20 (horário de Brasília).
Últimas rodadas da fase de grupos podem definir medalhas e classificações para o Brasil
Bruna Alexandre começou vencendo seus dois primeiros jogos no Aberto de Montenegro e define sua colocação na chave única da classe 10 feminina nesta sexta-feira (5).
Atual vice-líder do grupo, a brasileira joga contra a japonesa Tamano Yamazaki às 6h40 e depois encara a atual líder do grupo, Xiaoging Zhao, da China às 10h40.
Pela classe 4, Joyce Oliveira, atualmente na segunda colocação do grupo 2, terá o último compromisso às 4h desta sexta-feira. A partida contra Zorica Popadic, da Sérvia, é essencial para a classificação da brasileira.
O mesmo acontece com Lucas Carvalho (classe 9) e Cláudio Massad (classe 10). Às 4h, Lucas busca a classificação contra Brady Chin, da Malásia. Já Massad vai à mesa às 5h40, para definir sua vaga em contra Shae Thankker, da Grã-Bretanha.
Jennyfer Parinos e Lethicia Lacerda se despedem da disputa individual na fase de grupos
Mas nem todos os brasileiros conquistaram a classificação às fases eliminatórias da disputa individual do Aberto de Montenegro.
Após conquistar apenas uma vitória em três jogos, Lethicia Lacerda parou na fase de grupos na classe 8.
O mesmo aconteceu com Jennyfer Parinos. A brasileira da classe 9 ficou na terceira colocação enfrentando as chinesas Guiyan Xiong e Mei Li Liu e não conseguiu seguir na luta por medalhas no individual feminino.