Vitor Iwamoto enfrentando atleta da Venezuela na fase de grupos do Sub-15. Foto: FATM
O Brasil está nas quatro finais por equipes do Sul-Americano Sub-19 e Sub-15, que está sendo realizado em Rosário, na Argentina. Após conquistarem a classificação às fases eliminatórias liderando os grupos em três das quatro possibilidades, os atletas brasileiros venceram as semifinais neste sábado (27) e vão brigar pelo topo do pódio neste domingo (28).
Pelo Sub-15 os jogos serão às 10h, contra o Equador no masculino e contra a Venezuela pelo feminino. Já o Sub-19 vai à mesa um pouco mais tarde, às 11h30, para enfrentar o Peru nas disputas masculinas e o Chile no grande final por equipes femininas.
Doze vitórias em treze jogos e presença confirmada nas quatro finais por equipes
A delegação brasileiras fez uma campanha praticamente irretocável nas disputas por duplas em Rosário, na Argentina. Em treze jogos, levando em consideração a fase de grupos e as semifinais, disputadas na última sexta-feira (26) e neste sábado (27), apenas um revés.
Em grupos, as equipes Sub-19 e aquipe masculina Sub-15 avançaram na liderança de suas chaves. Já a equipe feminina Sub-15 conquistou a classificação às semifinais na segunda posição da chave.
Delegação feliz na Argentina. O Brasil está nas quatro finais por equipes. Foto: FATM
Campanha por equipes em Rosário
Na disputa masculina do Sub-19, a liderança do grupo foi conquistada com três vitórias. A equipe formada por Leonardo Iizuka, Henrique Noguti, Jooh Shim e Gabriel Caviquio bateu Paraguai, Peru e Chile pelo mesmo placar: 3 a 0. Nas semifinais, mais um triunfo por 3 a 0, desta vez contra a Venezuela.
Com Giulia Takahashi, Karina Shiray, Sabrina Miyabara e Laura Watanabe, a equipe feminina Sub-19 também chegou na final vencendo todos os duelos por 3 a 0. Em grupos, as brasileiras enfrentaram Peru e Bolívia. Já nas semifinais as adversárias foram as argentinas.
Karina Shiray em ação no Sul-Americano Sub-19. Foto: FATM
Pelo Sub-15, o masculino, que conta com o quarteto Hamilton Yamane, Davi Fuuji, Lucas Romanski e Vitor Iwamoto, também conquistou a classificação na liderança vencendo a Venezuela por 3 a 1 e a Argentina por 3 a 0. Na semifinal a vitória foi contra os peruanos: 3 a 0.
A equipe feminina, por sua vez, composta por Lana Ozeki, Abigail Araújo, Júlia Hatakeyama e Raiana Heidrich, garantiu a classificação com uma vitória por 3 a 2 contra o Peru e um revés por 3 a 1 enfrentando a equipe do Chile. Para chegar na grande final, as brasileiras deixaram pelo caminho o Equador: 3 a 1.
Lucas Romanski é um brasileiros na equipe Sub-15. Foto: FATM