Sophia Kelmer garantiu um dos ouros para o Brasil nas disputas individuais dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens Fotos: Marcello Zambrana/CPB
Por Comunicação CBTM
O tênis de mesa brasileiro conquistou sete medalhas nas disputas individuais do Parapan de Jovens, em Bogotá, na Colômbia. Após enfretarem os primeiros compromissos no sabado (3), os atletas do Brasil jogaram as fases finais neste domingo (4).
Com direito a duas finais 100% brasileiras, foram três ouros, duas pratas e dois bronzes. A primeira delas entre Cadu Moraes e Lucas Arabian, nas classes 1-5. Com parciais de 12/10, 11/7, 6/11, 5/11 e 11/6, vitória de Cadu, número 5 do ranking de jovens da classe 5 por 3 sets a 2.
Cadu Moraes e Lucas Arabian: Brasil com o ouro e a prata em Bogotá
Já a outra final brasileira foi entre Sophia Kelmer e Lethicia Lacerda, na disputa da classe 6-8 feminina. A carioca, número 2 do ranking de jovens superou Lethicia (8ª do ranking da classe), por 3 sets a 0, com parciais de 11/3, 11/7 e 11/4.
Disputando seu primeiro Parapan, Sophia Kelmer superou a brasileira Lethicia Lacerda e garantiu o ouro na Colômbia
O terceiro ouro brasileiro foi conquistado por Gabriel Antunes na classe 10. Enfrentando o chieno Cristobal Jara na grande final, triunfo por 3 sets a 0: 16/14, 11/8 e 13/11. A final serviu como uma revanche para o brasileiro, que tinha sofrido um revés para o mesmo adversário ainda na fase de grupos.
Gabriel Antunes garantiu o terceiro ouro brasileiro no tênis de mesa
Além dos três ouros e das duas pratas, o tênis de mesa brasileiro também ficou com dois bronzes nas primeiras final do Parapan. Na classe 8 masculina, Jean Carlos de Souza foi superado pelo chileno Cristobal Jara por 3 sets a 0 confirmou sua presença no pódio.
Jean Carlos de Souza: bronze em Bogotá
Já nos jogos das classes 1-3 femininas, Nicole Santos ficou na terceira colocação na chave na disputa em fase única. Pela colocação, a brasileira garantiu a medalha de bronze, como consta no regulamento da competição.
Nicole Santos ficou na terceira colocação da chave e também garantiu o bronze no Parapan de Jovens
O primeiro Parapan e a honra de representar o Brasil:
Além da medalha de ouro conquistada na classe 8, Sophia Kelmer terá vários motivos para eternizar a competição em Bogotá em sua carreira. Na Colômbia, a carioca disputa seu primeiro Parapan e esteve à frente da delegação brasileira na abertura da competição como porta-bandeira ao lado do judoca Marcelo Casanova.