Paris 2024 - En quart de finale, Hugo! Brasileiro bate francês Alexis Lebrun e iguala a melhor campanha do Tênis de Mesa brasileiro em Jogos Olímpicos
De olho na vaga nas semifinais, número seis do mundo enfrenta o sul-coreano Jang Woo-jin, 13º do ranking mundial nesta quinta-feira (1)
Hugo comemora vitória contra o francês Alexis Lebrun - Fotos: Alexandre Loureiro/COB
Por Comunicação CBTM
Hugo Calderano está nas quartas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Nesta quarta-feira (31), o brasileiro bateu o francês Alexis Lebrun por 4 sets a 1 e segue na luta pela tão sonhada medalha na França.
De virada e com parciais de 3/11, 11/5, 11/6, 11/3 e 11/8, o triunfo fez com que o número seis do ranking mundial igualasse a melhor campanha do tênis de mesa brasileiro em Jogos Olímpicos. Em Tóquio, Hugo também chegou nas quartas.
‘‘Não consegui encontrar meu ritmo no início do jogo. Mas apesar de ter perdido o primeiro set sem conseguir acertar muitas bolas na mesa, consegui ficar bem tranquilo e me concentrar no que precisava fazer e fui jogando cada vez melhor durante a partida.’’, explicou o brasileiro ao Sportv.
‘‘É muito legal jogar neste tipo de ginásio com tanta gente prestigiando o nosso esporte. Durante o jogo isso (pressão da torcida) não me afeta muito, estou focado no que preciso fazer e como ganhar cada ponto. É a única coisa que está na minha cabeça. E dessa vez consegui fazer isso muito bem, mesmo começando perdendo.’’
Calderano já conhece seu adversário: o sul-coreano Jang Woo-jin, 13º do ranking mundial, que venceu o japonês Shunsuke Togami por 4 sets a 0. O confronto, que acontece nesta quinta-feira (1) com horário a definir, será o 12º jogo entre os mesa-tenistas.
O brasileiro leva uma pequena vantagem: seis vitórias contra cinco do adversário. Nos últimos três últimos confrontos - oitavas de final dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, semifinal do WTT Contender Tunes 2022 e final do WTT Contender Doha 2023 - vitória de Hugo Calderano.
‘‘Já jogamos muitas vezes, inclusive nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. E depois em uma semifinal e em uma final. Vai ser um jogo duro. Ele é um jogador agressivo, com bons saques e com a direita muito forte.’’, finalizou Hugo.
O JOGO
Na mesa contra Alexis Lebrun e contra toda a torcida francesa, aquecida pela vitória do país sede no jogo anterior, entre Félix Lebrun e Dimitrij Ovtcharov, Hugo Calderano não começou bem o confronto. Buscando se impor na mesa, o brasileiro arriscava bastante e seu jogo não encaixou na primeira parte do jogo. Já o francês iniciou bem o duelo e fechou o primeiro set em 11 a 3.
Mas Hugo voltou diferente no segundo set e o jogo do número seis do mundo começou a aflorar. Mantendo seu estilo agressivo e mais confiante, Calderano não demorou a empatar o confronto com a parcial de 11 a 5.
O jogo ficou mais equilibrado no terceiro set e os mesa-tenistas não conseguiam abrir grande vantagem até o quarto ponto. Foi aí que Hugo emplacou uma sequência, marcando seis vezes seguidas, e fechando em 11 a 6.
O mesmo aconteceu no quarto set. O início do set foi equilibrado, e Alexis fez seu pedido de tempo. Mas a tática não funcionou. Hugo mais uma vez sobrou na mesa e garantiu o seu terceiro set: 11 a 3.
Precisando vencer para seguir vivo no jogo, Lebrun arriscava mais e Hugo se aproveitou disso, abrindo vantagem no início do placar: 8 a 3. Alexis mostrou seu poder de reação e encostou marcando quatro pontos consecutivos.
Mas Hugo mais uma vez mostrou que é um dos grande favoritos ao pódio na França. Fatal, o brasileiro fez 11 a 8 e garantiu sua vaga nas quartas de final.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação -
nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária)