A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) encerrou neste sábado, 10, mais uma importante ação em prol da evolução da modalidade: o período de treinamentos com foco no desenvolvimento do tênis de mesa feminino.
"O treinamento feminino realizado pela CBTM foi uma dentre tantas estratégias adotadas para promover o aumento da participação de meninas e mulheres no tênis de mesa. A ação recebeu suporte da área da Mulher do COB, sendo a CBTM uma das duas confederações a receber o incentivo financeiro máximo. A semana incluiu temas como esporte seguro, prevenção ao doping, media training, ginecologia esportiva e discussões sobre esporte e gênero, reforçando o compromisso da CBTM em estruturar um ambiente propício ao desenvolvimento integral de jovens atletas", disse Jesse Medeiros, Líder de Seleções Olímpicas da CBTM.
Durante cinco dias, dezenas de atletas participaram de uma programação específica nas instalações do Comitê Olímpico Brasileiro (CPB), com abordagens voltadas para diferentes temas.
A CBTM contou com diversos profissionais especialistas nesses assuntos para passar um aprendizado do mais alto nível aos jovens jogadores. E um deles foi Lucas Machado, pesquisador na temática esporte seguro. Ele explicou o trabalho realizado com atletas e treinadores.
"O objetivo foi ampliar a conscientização e aprofundar a reflexão sobre a criação de ambientes esportivos verdadeiramente seguros, livres de qualquer forma de violência e abuso. Com os atletas, destacamos que eles são sujeitos de direitos e devem ser protegidos pelas organizações esportivas. Ao mesmo tempo, abordamos as violências cometidas na relação entre os próprios atletas. Esse tipo de violência apresenta altas taxas de prevalência, segundo pesquisas na área", falou.
"Já com os treinadores, a ação teve foco na análise de situações-problema, incentivando a identificação de comportamentos negativos e a construção de novos desfechos", explicou ele, que elogiou a iniciativa da CBTM.
"O engajamento dos atletas e dos treinadores foi muito positivo. E iniciativa da CBTM em abrir esse diálogo mostra atenção com a integridade e com o enfrentamento da violência no contexto esportivo. Sem dúvidas, esse protagonismo é promissor e fundamental para inspirar mudanças", completou.
Outro assunto importante abordado foi a comunicação. Para isso, a especialista Monica Valentin realizou um media training, com informações valiosas para os atletas.
"A comunicação é uma forte aliada no universo esportivo e quanto antes os atletas entenderem sua importância e aprenderem a se posicionar, construindo suas imagens, mais benefícios poderão ter ao longo de suas carreiras", disse ela.
O período especial de treinamentos ainda tratou de diversos outros temas relacionados ao tênis de mesa e à vida, como educação e prevenção ao doping, equidade de gênero, ginecologia esportiva e muito mais.
A parte técnica e tática da modalidade também foi abordada diariamente, porém o treinamento procurou trabalhar assuntos gerais, com o objetivo de colaborar no desenvolvimento humano dos participantes.
A iniciativa foi a primeira das quatro programadas para este ano voltadas ao desenvolvimento do tênis de mesa feminino, que são incentivadas pela Área Mulher no Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB).