Notícia

SIMPLESMENTE DAGOBERTO MIDOSI - PARTE III

Por CBTM

17/05/2007 17h17


Dagoberto Midosi fez história no tênis de mesa brasileiro na década de 40 e 50, sendo o precurssor de campanhas brasileiras aos Mundiais. Dagoberto participou das seleções brasileiras nos mundiais de 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1957, 1959 e 1961, foi campeão mundial masters em 1959 e venceu o título por equipes do Campeonato Carioca por 17 anos consecutivos com o Fluminense, além de várias outras conquistas

Primeiro brasileiro

 

"Emanuel Vicenzi trouxe o tênis de mesa para o Brasil. Ele havia implantado o tênis e viu que havia uma Federação Internacional. Ele pediu os documentos e criou a Confederação. O primeiro campeonato brasileiro foi em 1946, um ano após a guerra. Jogaram a Federação do Rio de Janeiro, a de São Paulo e o Fluminense Football Club."

 

Biriba

 

"Para mim o melhor jogador do Brasil sempre foi Ivam Severo, até surgir o Biriba. Eu ganhei do Biriba com quase 40 anos, ele tinha 16 e saiu no O Globo com destaque e foto, um ano depois, o Biriba venceu o campeão mundial."

 

Fluminense

 

"Nós ganhamos 17 títulos estaduais seguidos pelo Fluminense, a maioria contra o Municipal dos irmãos Severo. Eram sempre jogos equilibrados que terminavam 5 a 4. "

 

Evolução do esporte

 

"Antigamente era mais bonito para ver. O jogo atual quase não tem disputas, termina em duas ou três jogadas. O material de jogo acaba prejudicando o público, pois os pontos são muito rápidos. É como o saque no tênis, um dia vai acabar, pois o expectador quer ver jogo e não apenas aces. Eu vi uma final em Londres entre um sueco e Ogmura que ambos saíram vaiados. O jogo perdeu a beleza."

 

Pan 2007

 

"Argentina e República Dominicana importaram chineses e assim não é Pan, pois eles não são daqui. Conversei com o Hugo Hoyama uma vez e ele foi bem simpático, mas acho muito complicado comparar épocas em qualquer esporte. A TV não mostrou muita gente boa, como o Leônicadas da Silva, que inventou a bicicleta no futebol, apesar do Pelé ser insuperável."

 

90 anos

 

"A comemoração vai ser igual (nota da redação: Dagoberto completou 90 anos no último dia 6) porque não quero que seja o último. Noventa é só mais um aniversário. Perguntei aos meus amigos se eles tavam querendo se despedir de mim (risos). Até hoje trabalho em um escritório de advocacia, na Araújo Porto Alegre (Centro do Rio de Janeiro), vou ao fórum e tenho expediente todos os dias."

 

Foto: Luiz Desiderati (Relações Externas), Danielle Schroeder (Seleção), Helena (esposa de Dagoberto), Dagoberto Midosi, Elsner Cornetti (Eventos) e Rodrigo Stafford (Imprensa) 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?