Por CBTM
Cazuo Matzumoto é o segundo atleta a ser entrevistado pelo site da CBTM. O brasileiro, que ocupa a posição número 257 do Mundo, conseguiu bons resultados nos Abertos da Alemanha e Áustria no final da temporada de 2004. Cazuo conta para a CBTM um pouco do que espera para a nova temporada, em que estará para fazendo um intercâmbio na França para ajudar na evolução do seu jogo. Confira a entrevista na íntegra.
CBTM: Que tipo de balanço você faria do ano de 2004? Positivo, Negativo? Por quê?
CAZUO MATSUMOTO: Eu acho que esse ano foi muito positivo na parte da experiência, pois mudei da Suécia para França e são paises um pouco diferentes, então acho que foi bom para eu me adaptar ao estilo de treino dos franceses.
CBTM: Enumere suas conquistas e 2004. Medalhas, títulos, participações em torneios internacionais (com sua colocação neles).
C.M.: Em 2004, eu joguei um torneio na Suécia, mas não era aberto como os Pro Tours e eu fui campeão no Sub-20 e terceiro colocado na categoria Elite (equivalente ao rating A daqui do Brasil). Depois joguei o Mundialito, e fiquei em terceiro lugar no Sub-21 e também joguei o Íbero-Americano, onde fui campeão por equipes, duplas mistas e segundo no individual e nas duplas masculinas.
CBTM: Como foi participar dos torneios do Pro Tour da Alemanha e Áustria, no final desta temporada? Quais foram as maiores dificuldades nos torneios? Que tipo de aprendizado você pode tirar destas experiências?
C.M.: Participar dos torneios foi muito bom, pois joguei com jogadores de alto nível, vi muitos jogadores fortes tendo dificuldades com jogadores mais novos e outros mantendo seu favoritismo. Acho que minha maior dificuldade lá foi me adaptar ao clima do torneio. Meus primeiros adversários já eram fortes. O que eu sempre levo comigo é que não importa se é o primeiro ou o ultimo jogo sempre tenho que estar concentrado e focado no meu objetivo.
CBTM: Como está sendo feita a sua preparação para a próxima temporada?
C.M.: Agora estou me preparando mais para esses dois abertos do ProTour em janeiro.(Eslovênia e Croácia) e também para os jogos da liga.
CBTM: Quais são as suas expectativas e seus planos para o ano de 2005? O que os brasileiros podem esperar de Cazuo Matzumoto?
C.M.: Minha expectativa para 2005 é voltar a ser Top-200 no ranking Mundial. Ganhar uma das etapas do sub 21, e treinar muito para realizar tudo isso.
CBTM: Quem são os seus ídolos?
C.M.: Agora eu acho o jogo do Ruy Seung Min muito bom, por ele ser caneteiro como eu. Outro que eu também gosto é o Chiang Peng Lung.
CBTM: Como você está vendo a oportunidade de fazer um intercâmbio na França, uma das ligas mais fortes do Mundo?
C.M.: Esse intercâmbio na França está sendo umas das melhores oportunidades que eu já tive...eu acho que na França estão uns dos melhores jogadores do mundo. E é importante estar treinando e jogando com eles.
CBTM: Qual é a maior diferença entre treinar na Europa e no Brasil? Quais são as vantagens e desvantagens desta experiência?
C.M.: Eu acho que há muita diferença em treinar na Europa e treinar no Brasil. A diferença é como você treina, os seus objetivos, e isso acaba mudando bastante o seu jogo. Eu acho que a desvantagem de estar na Europa é ficar longe da família e dos amigos, mas a vantagem é que sempre estamos vendo jogadores de alto nível e, mais importante, estamos jogando contra eles.