Notícia

EMOÇÃO, SOM E CORES MARCAM A ABERTURA OFICIAL DO PAN RIO 2007

Por CBTM

16/07/2007 13h13


Sob um espetáculo de fogos de artifício e os mais variados ritmos musicais, cerca de 90 mil pessoas lotaram o Maracanã para assistir, nesta sexta-feira (dia 13), à Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. A emoção foi a marca da festa, encerrada em grande estilo com o desfile de estrelas do esporte brasileiro na condução da Tocha e o acendimento da Pira Pan-Americana.

O público acompanhou com emoção a execução do Hino Nacional, interpretado à capela pela cantora Elza Soares, antes do hasteamento da Bandeira do Brasil. Logo após, o músico baiano Kainã do Jeje, de 12 anos, abriu o segmento artístico tocando rum (instrumento típico do candomblé), acompanhado por aproximadamente 1.800 percussionistas, o equivalente a cinco baterias de escolas de samba. Já Arnaldo Antunes e Ana Costa cantaram a música-tema dos Jogos "Viva Essa Energia".

As delegações dos 42 países participantes do Rio 2007 desfilaram entre os ritmistas, ao som de clássicos do chorinho brasileiro. Com o maratonista Vanderlei Cordeiro à frente de mais de 500 atletas e dirigentes, a Delegação Brasileira encerrou o desfile ao som de "Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", entoado em coro pelo público.

Após a execução do Hino do Rio 2007 pela Orquestra Sinfônica Brasileira, começaram as apresentações artísticas, que exploram três energias distintas: a do Sol, a das Águas e a do Homem.

A atriz Nathália Timberg recitou um poema de Arnaldo Antunes, que faz um tributo à energia do Sol. A cerimônia prosseguiu com a apresentação de 4.500 artistas, que dançaram e cantaram ao som de obras clássicas de Carlos Gomes ("O Guarani"), Heitor Villa-Lobos ("Trenzinho Caipira"), Tom Jobim ("Águas de Março") e Dorival Caymmi ("Acalanto"). Após as apresentações artísticas, foi apresentado no telão o Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007, que percorreu 51 cidades até chegar ao Maracanã.

O presidente da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), Mário Vázquez Raña, felicitou os Comitês Olímpicos dos 42 países participantes do Rio 2007 e, em especial, os atletas pela dedicação, desejando muita sorte a todos.

 

"Transformamos em realidade o que era um sonho", disse Raña, bastante aplaudido pelo público.

Os Jogos foram declarados abertos pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador do Rio 2007 (CO-RIO), Carlos Arthur Nuzman. Antes, em seu discurso, Nuzman destacou os benefícios que o Rio 2007 trará para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Ele lembrou que as instalações construídas especialmente para o Rio 2007 continuarão a ser utilizadas em novos eventos na cidade.

"O esporte é veículo de inclusão e transformação social e de união entre os povos. A partir de hoje, o Rio é a cidade olímpica do Brasil e da América Latina", encerrou Nuzman.

A seguir, os dragões da Independência fizeram o hasteamento das bandeiras do Comitê OIímpico Internacional (COI) e dos Jogos Pan-americanos, enquanto a atleta Natália Falavigna, campeã mundial de taekwondo, fazia o juramento em nome dos 5.648 atletas participantes do Rio 2007. O cantor Chico César cantou uma oração pela paz, acompanhado do Grupo de Dança da coreógrafa Deborah Colker.

A Tocha Pan-americana entrou no estádio para uma volta olímpica nas mãos do atual campeão olímpico da classe star, Torben Grael, que a repassou aos jogadores da seleção masculina de vôlei medalha de ouro em Barcelona-92, e à equipe feminina de basquete medalha de prata nos Jogos de Atlanta-96.

O revezamento continuou com Sandra Pires (ouro no vôlei de praia nos Jogos de Atlanta-96), Gustavo Borges (dono de oito medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos) e Joaquim Cruz (medalha de ouro nos 800m rasos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-84), que teve a honra de acender a Pira Pan-americana.

No final, Daniela Mercury empolgou o Maracanã cantando "Cidade Maravilhosa" e "Aquarela do Brasil", coadjuvada pelos mais de 4.500 componentes do elenco artístico que participaram da cerimônia, encerrando o festival de cores e ritmos que enfeitaram a abertura oficial do Rio 2007.

 

Há de se ressaltar as vaias ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Toda vez que aparecia no telão o presidente era vaiado por boa parte das quase 90 mil pessoas que estavam no Maracanã.

 

Fonte: COB

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?