Notícia

UM ANO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM

Por CBTM

08/08/2007 13h16


Com muita festa, a China iniciou nesta quarta-feira a contagem regressiva de um ano para o início das Olimpíadas de Pequim. A Praça da Paz Celestial, cenário do massacre de estudantes de 1989, foi escolhido como palco da cerimônia.

Às 20h desta quarta-feira (9h no horário de Brasília), uma grande queima de fogos marcou o momento em que o relógio oficial começou a contagem dos últimos 365 para a competição.  

Relógio marca a virada para a contagem regressiva de um ano para os Jogos

Cerca de 10 mil pessoas foram convidadas para a cerimônia, entre representantes de delegações e dos comitês olímpicos internacional e de Pequim.

Além da festa na capital, outras 62 atividades serão realizadas em todo o país, como shows, peças de teatro e competições musicais. Também como preparação , dez famílias (cinco chinesas, cinco estrangeiras) vão conhecer o país, as instalações esportivas.

Muitos discursos marcaram a cerimônia de um ano para os Jogos. O prefeito da cidade, Wang Qishan foi o primeiro a se pronunciar seguido por Liu Qi, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Pequim, e Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Apesar das críticas à China pelas restrições à liberdade de expressão e trangressões dos direitos humanos, nenhum deles tocou nesse assunto. O presidente do COI, que na verdade era o único que teria possibilidade de falar algo sobre essas questões, só elogiou a estrutura dos estádios e destacou o empenho do governo chinês na preparação para a competição.

Outros problemas que preocupam chefes de delegações, como a forte poluição do ar em Pequim e segurança alimentar também foram deixados de lado na festa.

Números de Pequim

dias de Jogos, da abertura à cerimônia de encerramento

mil inscritos para voluntários na competição

mil atletas e oficiais a serem acomodados na Vila Olímpica

mil lugares no estádio olímpico 'Ninho de Pássaros'

milhões de ingressos à venda para os Jogos

dólares custa um ingresso para a cerimônia de abertura

milhões de turistas são esperados durante as Olimpíadas

mil km a Tocha Olímpica vai percorrer

milhões de bicicletas circulam por Pequim

mil táxis e ônibus velhos sairão de circulação na cidade até os Jogos

Fonte: Globoesporte.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?