Por CBTM
A jovem Luciana Coutinho, atleta do Distrito Federal e líder do Ranking Infantil da Região Centro-Norte, foi entrevistada pela CBTM para falar de seus planos para 2005 e relembrar os seus melhores momentos na última temporada. Confira a entrevista da jovem mesa-tenista na íntegra.
CBTM: Há quanto tempo você pratica Tênis de Mesa?
LUCIANA COUTINHO: Pratico desde de 1997, iniciei como caneteira em Campinas/SP com o Prof: Milton Oshiro, e em 2001, já em Brasília, mudei para o estilo clássico com o Prof: José Ricardo, dando um total de oito anos.
CBTM: Como você encara o Tênis de Mesa? Como um hobby ou como uma profissão?
L. C.: Se eu estivesse morando em São Paulo poderia tentar uma carreira, mas em Brasília, não dá pra exigir tudo isso, digamos então que é um hobby, pelo menos por enquanto.
CBTM: Que tipo de balanço você faria do ano de 2004? Positivo, Negativo? Por quê?
L. C.: Já tive vários anos bons, mas 2004 foi o melhor e jogar pela primeira vez pela Seleção Brasileira foi demais.
CBTM: Enumere suas conquistas e 2004. Medalhas, títulos, participações em torneios internacionais (com sua colocação neles).
L. C.: Em Brasília meus adversários são homens, não existe feminino, mesmo assim consegui chegar ao rating B. Na Copa Brasil Brasília fui Campeã no Infantil; na Copa Brasil Campo Grande fui Campeã no Infantil e Rating C; também fui 3º Lugar no Campeonato Brasileiro em Palmas-TO; 5º Lugar nos Jogos da Juventude; além de ter participado do Aberto do Brasil de Jovens e do Aberto do Brasil Adulto.
CBTM: Como está sendo feita a sua preparação para a próxima temporada?
L. C.: Iniciamos os treinos visando permanecer entre as melhores, e aos poucos vamos intensificar o ritmo para chegar forte nas Copas, Campeonatos, Seletivas e Abertos.
CBTM: Quais são as suas expectativas e seus planos para o ano de 2005? O que os brasileiros podem esperar de Luciana Coutinho?
L. C.: Agora que estou mudando de categoria, indo para o Juvenil acredito que será mais difícil. Espero enfrentar uma pedreira em todas as competições, mas vou me preparar para manter os títulos e se possível ganhar mais alguns. Gostaria que se criassem condições para que alguns mesa-tenistas como eu, que não atuam nos principais cenários nacionais, jogassem o Campeonato Paulista, pelo menos uma Etapa aberta, pois lá estão as melhores jogadoras e o intercambio seria a única forma para nos avaliar e tentar elevar nosso nível.
CBTM: Quem são os seus ídolos?
L. C.: Adoro o Thiago Monteiro pela sua humildade, força de vontade, além de um amigão meu, aqui de Brasília e que vai brilhar muito ainda: o Efraim Carvalho. Já jogamos juntos e espero jogar de novo ao seu lado.
CBTM: Você acha que ser líder do Ranking da categoria infantil da Região Centro-Norte pode aumentar sua responsabilidade de conquistas em 2005? Por quê?
L. C.: Ser líder da categoria infantil foi um objetivo alcançado, manter é o próximo objetivo, pois todas querem ganhar de mim, mas já faz tempo que é assim, não me preocupo com isso, quem tem que se preocupar são elas.