Por CBTM
O mesatenista brasileiro Thiago Monteiro, número 117 do ranking mundial, nesta sexta-feira, conseguiu um resultado histórico e surpreendente em sua última partida na Copa do Mundo de Tênis de Mesa, que está sendo disputada em Hangzhou, na China.
O mesa-tenista número dois do Brasil derrotou de virada o atual campeão olímpico e quarto do mundo, Seung Min Ryu, da Coréia do Sul, por 4 sets a 3 (5-11, 10-12, 11-8, 11-6, 8-11, 11-8, 11-8). Apesar da vitória, Thiago não tem chances de avançar a próxima fase da competição.
O brasileiro foi derrotado nas duas primeiras rodadas do grupo 4. No primeiro jogo, perdeu de 4 sets a 0 para o atual campeão mundial, o austríaco Werner Schlager. Na segunda partida, Thiago foi derrotado por 4 a 2 pelo sueco Jan-Ove Waldner, campeão olímpico de Barcelona 1992, e um dos maiores jogadores da história do Tênis de Mesa.
Thiago Monteiro, atual campeão sul-americano, é o representante do continente em um dos torneios mais importantes do Tênis de Mesa. Atualmente o mesatenista, nascido em Fortaleza, no Ceará, treina na cidade de Argentan, na França, e foi um dos representantes da equipe brasileira na Olimpíada de Atenas.
O resultado deve elevar Thiago a posição de número 1 do Brasil no Ranking Mundial de Tênis de Mesa da Federação Internacional (ITTF), ultrapassando Hugo Hoyama, que ocupava o posto desde a morte de Cláudio Kano, em 1996.
- Esta foi a minha melhor partida na carreira. Eu venci o Campeão Olímpico. Foi incrível ver a torcida toda me aplaudindo e apoiando, eles me encheram de confiança. Foi uma cena inesquecível. Disputar a Copa do Mundo já era muito bom, eu sabia que todos os grupos seriam difíceis e só tentei dar o meu melhor. - disse o brasileiro, que disputou pela primeira vez a competição.