Por CBTM
Avaliações físicas, fisiológicas e psicológicas. Infraestrutura de ponta. Profissionais gabaritados e estrutura para a prática do esporte.
Tudo isso estará disponível a jovens de 8 a 17 anos e que estudam em escolas de São Caetano, no Centro de Detecção de Talentos, que será lançado nesta quinta-feira (24), às 10h30.
O lançamento acontece no salão de eventos da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Seest) da Prefeitura, situada à Rua Oswaldo Cruz, 2.010, Bairro Oswaldo Cruz.
O evento terá presenças de autoridades municipais, personalidades do esporte e atletas que competem pelas equipes sancaetanenses.O Centro de Detecção de Talentos terá sua sede no Centro Esportivo e Recreativo Victório Dal’Mas (Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 1301, Bairro Olímpico) - antigo Santa Maria.
Ele foi idealizado pela Prefeitura numa iniciativa da Seest com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seeduc) da Administração sancaetanense, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), federações das mais diversas modalidades e a Brunoro Sport Business (BSB).
"E implantaremos o Centro com custos mínimos, graças às parcerias firmadas e a boa infraestrutura que o Centro Esportivo e Recreativo Victório Dal’Mas dispõe", observa Mauro Chekin, secretário de Municipal de Esportes
Turismo.Funcionamento - A partir das primeiras semanas de março, dez estagiários de educação física da USCS, sob supervisão de Paulo Tondato, coordenador desse curso na Universidade, começarão a analisar, durante as aulas desta disciplina, cerca de 8,5 mil alunos de 8 a 17 anos das escolas municipais de Ensino Fundamental e Médio da cidade - uma unidade estudantil será visitada por semana. Após testes físicos e psicológicos e de habilidades motoras, os jovens que mostrarem mais aptidão à prática esportiva serão convidados a participar do Centro de Detecção de Talentos (as avaliações terminarão no meio do ano e o local estará em funcionamento em agosto).
A garotada com idade entre 8 e 11 anos que for selecionada nas escolas usufruirá o Centro de Detecção de Talentos em sua plenitude. No local, eles serão apresentados às modalidades esportivas, com aulas práticas e visitas periódicas aos locais de São Caetano em que se desenvolve o esporte de alto rendimento, como a pista do CER Vila São José, palco dos treinos de muitos competidores do time de atletismo BM&FBOVESPA, um dos principais do País.Já os jovens de 12 a 17 anos, que contam com maturação maior, escolherão a modalidade que mais tem aptidão e ingressarão nos times de base de São Caetano.
Para esses, os treinamentos enforcarão as partes física e técnica. “Além de reforçar as equipes da cidade, eles poderão treinar perto de casa e ficar próximos de seus familiares e amigos, o que contribui ainda mais para o desenvolvimento”, ressalta Chekin.
Modalidades - Basquete, vôlei, handebol, atletismo, natação, ginásticas rítmica e artística, judô, Tênis de Mesa e de campo e futebol serão as modalidades que serão trabalhadas no Centro de Detecção de Talentos.
No local atuarão Paulo Tondato, coordenador do curso de Educação Física da USCS; Daniel Portella (fisiologista); Wagner Vettorazzi (parte psicológica); Maurício Milani (médico); além de profissionais da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo.
O Centro Esportivo e Recreativo Victório Dal’Mas, local do Centro de Detecção, conta com quadra poliesportiva, piscina aquecida semiolímpica, campo, centro de ginástica e salas de fisioterapia e ginástica. Mais lançamentos – No mesmo evento, na quinta-feira, os profissionais da Seest ainda apresentarão aos presentes outros dois convênios que foram firmados por São Caetano e que também beneficiarão a adolescentes da cidade que se interessam por esportes.
O primeiro deles, em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e a Brunoro Sport Business (BSB), será destinado a revelar novos talentos ao basquete (9 a 16 anos) - tem a consagrada ex-jogadora Hortência como madrinha. Pelo contrato, CBB e BSB irão melhorar ainda mais as escolhinhas da modalidade já existentes na cidade, no masculino e no feminino, para garimpar atletas e prepará-los aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.Já o segundo, também com vistas à Olimpíada do Rio, é voltado ao vôlei.
O convênio, firmado pela Seest sancaetanense com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, prevê a formação e lapidação de atletas no masculino e no feminino (16 a 21 anos), com treinos concentrados no Ginásio Milton Feijão, do Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida, no Bairro Olímpico.