Notícia

HUGO HOYAMA COMPLETA 42 ANOS DE VIDA EM PLENA FORMA

Por CBTM

09/05/2011 18h19


O Dia do Esportista é comemorado em 16 de fevereiro, mas para os brasileiros apaixonados por Tênis de Mesa a festa deveria ser feita hoje, dia em que nasceu o maior astro da modalidade de todos os tempos, a lenda viva que continua em ação, agora aos 42 anos de idade.

 

Filho de Regina Hoyama e Kendi Hoyama, Hugo não é só o maior mesatenista brasileiro, mas também um dos maiores atletas do país, detentor do recorde de nove medalhas de ouro em Jogos Panamericanos e inúmeros outros títulos nesses 34 anos de carreira.

 

Hugo completa mais um ano de vida hoje e, mais uma vez, está distante da família. Com a disposição e o entusiasmo de um iniciante, está em Rotterdã, na Holanda, representando o Brasil no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa.

 

Hugo começou a praticar Tênis de Mesa aos oito anos com Maurício Kobayasshi, que mais tarde tornou-se seu grande mestre e o direcionou, incentivou e chamou atenção em todos os momentos.

 

-- Quando comecei á praticar e a treinar tênis de mesa com 8 anos, meu técnico era o Maurício Kobayashi. Ele me acompanhou durante muito tempo, me treinando direcionando, incentivando e chamando atenção em todos os momentos de sucesso e principalmente de falhas -- disse.

 

-- Minha primeira grande vitória foi conquistada no Campeonato Latino Americano de 1988, em Cuba, onde os grandes favoritos eram: Claudio Kano, Alvarez, da República Dominicana e o Gambra, do Chile. Naquele momento ninguém sabia quem era Hugo Hoyama, por ainda não ter conquistado nenhum torneio expressivo internacionalmente – completou Hugo.

O mesatenista era considerado o número dois do Brasil até o Panamericano em Cuba, em 1991, quando venceu o então número um do Brasil, Cláudio Kano, na final do individual.no torneio de equipes (o torneio de equipes é caracterizada por cinco partidas, ou seja, a equipe tem que vencer três).

 

---Foi um momento importantíssimo para minha carreira. Eu estava com 22 anos de idade e a equipe era formada por mim, Cláudio Kano, Carlos Kawai e Silnei Yuta, com o Maurício como técnico. Durante o torneio estávamos jogando contra os cubanos, quando perdi um jogo e fui para o banco. Após ganharmos por 3 a 1, ainda quando estava no banco, o Maurício muito nervoso disse:
 

-- Até quando você vai querer ser o número dois Hugo?

(O Cláudio Kano na época era o número 1)

 

--- Naquele dia voltei para o hotel e aquelas palavras ficaram gravadas na minha cabeça. A partir daquele momento decidi que seria o melhor do Brasil. Na final do individual venci o Cláudio e desde então me tornei o número 1 no Brasil. Obrigado Maurício! – relembrou o grande campeão. 

 

Outro momento importante na carreira de Hugo Hoyama aconteceu no ano de 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, EUA, onde obteve a participação mais expressiva em Olimpíadas. Por tudo que fez e continua fazendo pelo esporte, 

Hugo Hoyama merece o agradecimento de todos.

 

Além de ser um guerreiro e conquistar tantos títulos para o nosso país, é um exemplo de vida, uma referência para os mais jovens, um ser humano extraordinário e motivo de orgulho. Muito obrigado por ser brasileiro Hugo Hoyama!




 

 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?