Notícia

CAROLINE KUMAHARA NÃO QUER SÓ EXPERIÊNCIA NO PAN

Por CBTM

11/10/2011 15h21


Ao contrário de boa parte dos jovens estreantes nos Jogos Pan-Americanos, a mesa-tenista Caroline Kumahara, de 16 anos, não pretende usar o evento em Guadalajara apenas para ganhar experiência. Quer mostrar serviço e, desta forma, dar continuidade ao legado da técnica que a ensinou a jogar, Monica Dotti, medalhista no torneio continental e a quem chama de segunda mãe.

 

Mônica - ao lado de Lyanne Kosaka, Marta Massuda e Carla Tibério - foram as primeiras brasileiras medalhistas Pan-Americanas - bronze por equipes nos Jogos de Havana, em 1991. "Quando tinha 12 anos, meus pais mudaram para uma casa com mais espaço e resolveram colocar uma mesa na casa. E a Mônica começou a me ensinar."

 

O entusiasmo não veio logo de cara. "Na verdade eu jogava futsal, mas meu pai achou que eu deveria me dedicar a um esporte individual e acabei pegando gosto pelo tênis de mesa." Os resultados foram aparecendo e Carol sempre foi incentivada pela mentora.

 

"Eu me lembro dela grávida de sete meses, com barrigão, me dando treino. Hoje, ela já não é mais minha técnica e sim o marido dela, ao lado de mais outros dois treinadores, mas continuamos em contato. Costumamos almoçar juntas e nossas famílias se encontram. Eu a chamo de segunda mãe."

 

Com tanto carinho, Carol faz questão de fazer um bom papel em seu Pan de estreia e deixar Mônica orgulhosa. "Não pretendo jogar apenas para ganhar experiência. Quero dar o meu máximo."

 

Os desafios, explica, serão muitos. "A altitude (Guadalajara está a 1,5 mil metros) altera um pouco a bola, que fica mais leve e desliza mais na mesa, mas isso é mais no começo do ponto. Uma dificuldade também é que não pudemos treinar no local das competições, porque ele ainda não está pronto."

 

O Estadão

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?