Notícia

RIO-2016 APROVA 172 INSTALAÇÕES PARA ACLIMATAÇÃO DE DELEGAÇÕES

Por CBTM

24/01/2012 10h25


O Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 divulgou nesta terça-feira uma lista com 172 instalações esportivas, de 73 cidades, consideradas aptas para receber as delegações durante o período de aclimatação. O número pode aumentar até o ano do evento, mas é considerado suficiente pelos organizadores para atender aos 205 Comitês Olímpicos e os 160 Paralímpicos. Embora Londres tenha disponibilizado 640, a diferença foi minimizada.

 

--- Nem todos os países pagam pela aclimatação e algumas instalações serão divididas por várias delegações. Em 2000, nós fizemos a nossa em Camberra, ocupamos 70% do centro de treinamento e do tempo de uso, mas vários esportes dos EUA e das ilhas do Pacífico treinavam lá também. Esse número é mais do que suficiente para atender a demanda - disse Agberto Guimarães, diretor de esportes do Rio-2016.

 

O processo de seleção durou 12 meses para que fossem escolhidos os locais que atendem aos requisitos técnicos recomendados pelas federações internacionais. Também foram avaliados acesso à instalação, proximidade de aeroportos com voos domésticos, redes hoteleira e hospitalar. Na última lista, 355 instalações tinham sido pré-selecionadas.

 

--- Conseguimos atingir as cinco regiões do país. A região sudeste é que tem o maior número (100). Fizemos um trabalho muito além do que um país anfitrião costuma fazer num processo como esse. Quisemos dar chance para todos e mantivemos uma equipe de plantão para poder educar os responsáveis pelas instalações e orientar o que tinham que fazer para continuar no processo.

 

No total, foram selecionadas 98 instalações públicas – 64 municipais, 19 estaduais e 15 federais -, além de 74 de propriedade privada. Um guia online estará disponível para todos os países a partir de agosto - será lançado durante as Olimpíadas de Londres. Nele, os interessados poderão saber o status do local que pretendem escolher, com imagens de como está e de como ficará quando for construída ou adaptada. Alguns Comitês já vieram ao Brasil para visitar cidades.

 

--- Das instalações, 150 já existem, mas algumas precisam de adaptação; 14 já iniciaram as construções; e oito devem ser construídas. Até 3 de fevereiro as aptas vão assinar o termo de compromisso e as negociações serão feitas diretamente entre os responsáveis pelas instalações e os Comitês. O preço será determinado por cada um. Mas alguns não querem pagamento em dinheiro. Preferem ceder o espaço e negociar um intercâmbio durante o período de preparação para um determinado evento internacional. Acho que isso traz mais benefício, mas a negociação é livre.

Algumas delegações não esperaram a lista para definir seu centro de treinamento. Foi o caso dos Estados Unidos, que assinaram com o Flamengo. Como será exclusiva dos americanos, a sede rubro-negra não estará no guia. Já clubes como o Fluminense, Tijuca, Minas e Paulistano aparecem como opções.

 

Agberto Guimarães evitou as comparações com o Crystal Palace, "quartel-general" brasileiro nas Olimpíadas de

Londres. Preferiu dizer que no país há minicentros de treinamento, só que ainda sem um hotel dentro, como o que o do CT londrino. No entanto, ressalta que o Brasil terá como legado dos Jogos o primeiro Centro Olímpico de Treinamento da América do Sul.

 

mapa das instalações selecionadas para Rio 2016 (Foto: Divulgação / COB)Mapa com os estados que tiveram locais selecionados (Foto: Divulgação / Comitê Rio 2016)

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?