Por CBTM
Um filho de japoneses que está sempre tranquilo, que tem uma empresa que virou atração turística para missões internacionais e que parece multiplicar o tempo para participar de entidades sociais. Este é Nelson Eiji Akimoto, Empresário do Ano 2011 em Chapecó.
Aos 47 anos, ele recebeu o Troféu Nelson Galina, em votação da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic). Akimoto nasceu em Novo Horizonte (SP), graduou-se em Engenharia Elétrica pela Unesp e, em 1988, veio para SC para trabalhar na Sadia de Chapecó. Em 1992, junto ao amigo Mauro Tiecher, criou a Nord Automação, que depois gerou a Nord Eletric.
A empresa tem 46 funcionários e desenvolve painéis elétricos e projetos para grandes obras, como a usina de Jirau (RO) e os metrôs de SP e do RJ.
EMPRESÁRIO DO ANO
- Para mim foi uma grata surpresa. Principalmente porque não há campanha. Já estava feliz em ter sido indicado entre os três finalistas, juntamente com grandes empresários como o José Antonio Tessari e o Nelson Giacomelli. Vinha acompanhando a premiação desde sua criação. Acho que ajudou muito meu envolvimento na comunidade, as palestras na universidade e a construção da nova unidade da Nord Eletric.
PRÉDIO ECOEFICIENTE
- A construção do nosso prédio com o conceito ecoeficiente, com foco na sustentabilidade, ajudou na conquista do prêmio. A planta foi desenvolvida para aproveitar a luminosidade natural e a circulação de ar. A porta onde são montadas as placas fica aberta e um circulador de ar, com uma cortina de água atrás, ajuda a refrescar o ambiente. O teto branco reflete os raios solares e reduz o aquecimento. Temos energia eólica e placas solares. Captamos água da chuva. O lixo é reciclado e temos até um minhocário para o lixo orgânico.
FUNCIONÁRIOS
- Queremos funcionários mais satisfeitos e mais felizes na nossa empresa. Isso ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e o rendimento. Temos um café que fica sempre aberto, onde o funcionário pode fazer um lanche de graça. E às 9h e às 16hs, temos 10 minutos de intervalo para lanche, onde todos param, para facilitar a interação e a integração entre as áreas. Oferecemos tênis de mesa no intervalo do almoço. Também estimulamos a participação dos funcionários em atividades voluntárias.
COMUNIDADE
- Fizemos um mapeamento que ajudou a definir a nossa atuação junto à comunidade próxima da empresa. Isso definiu algumas ações. Nós patrocinamos a equipe de tênis de mesa de Chapecó e, em contrapartida, eles montaram escolinhas no bairro e também dão aulas para os funcionários. Isso ajuda a melhorar o ambiente onde a empresa está inserida. Fizemos o mesmo com a natação. Também criamos convênios com um projeto social do bairro.
FAMÍLIA
- É preciso uma base forte para crescer. Minha base vem da família. Vem do estudo da logosofia, que é uma ciência da busca do aperfeiçoamento do ser humano. É importante ter valores para conduzir bem a vida. Ter valores morais, éticos. Isso também ajuda na condução da empresa.
TRABALHO
- Trabalho não só para ganhar dinheiro. É preciso ter o gosto pelo trabalho, gostar do que faz. Tem que sempre trabalhar muito para conseguir as coisas. Mas a vida não pode ser só o trabalho. Tem a vida de pai, de esposo, na sociedade e na comunidade. É preciso ter equilíbrio.
TECNOLOGIA
- Chapecó precisa de um plano para atrair e segurar pesquisadores. Temos que desenvolver tecnologicamente a região. Criar desafios, fazer pesquisas e aproximar a comunidade das universidades. Senti essa necessidade na minha empresa. Por isso criamos a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis, com representantes das empresas e universidades. Temos uma parceria com empresários de Portugal para a montagem de placas de energia solar.