Por CBTM
A Federação Paulista de Tênis de Mesa, fundada em 1929, desde então vem cumprindo seu papel na modalidade nestes 82 anos de existência, revelando inúmeros atletas que representaram ou representam o Estado de São Paulo e o Brasil mundo afora.
Mais de 60 clubes estão filiados atualmente junto a maior Federação estadual do país e são realizadas várias competições durante o ano, dividindo os atletas em categorias por idade e também por sistema de disputa equipes, duplas e individuais.
Há anos foi instituído o título mais cobiçado do tênis de mesa de São Paulo, de "Melhor clube do ano", que ficou pela 21ª vez com o Clube ADR Itaim Keiko/Guaru ESD.
Os anos das conquistas foram os seguintes: 1989, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 2001, 02, 03, 05, 06, 07, 08, 09,10 e 2011, mantendo-se recordista em quantidade de títulos na FPTM.
No passado, Suzano e Santo André eram as equipes mais vitoriosas neste quesito (Troféu Eficiência).
FPTM - O que leva um clube ser tantas vezes campeão assim como o Itaim Keiko?
Marcos Yamada: São vários pontos que influem para ser Campeão Geral do ano:
Não basta ter apenas uma categoria com os melhores do país. É preciso ter uma equipe, estrutura, união do grupo e amizade. Não basta ter dinheiro e contratar atletas prontos. É preciso ter uma boa escolinha de base com atletas de futuro, sempre renovando o quadro de filiados;
Diretoria que não trabalha em prol do clube e dos atletas, não conseguem manter uma unidade e espírito de equipe. Infra-estrutura é primordial para se ter um clube campeão. Boas mesas, pisos, iluminação, horários bem dimensionados, e o principal: regras claras para os associados. Tentar manter os atletas motivados e participativos em todos os níveis e categorias, desde o pré-mirim ao super veterano, e também do atleta que só pratica por lazer ao de alto rendimento.
Alguns clubes que oferecem tudo grátis prometem inúmeras vantagens, às vezes faz com que o atleta não valorize os esforços da administração e não colabore e vista a camisa do mesmo. Pagam as inscrições, viagens, uniforme, material, porém nem todo o atleta reconhece e tem gratidão e passa achar que isso é obrigação; principalmente quando o atleta fica um pouco forte, daí quer ganhar tudo, o que é natural, mas isso sai muito caro para a estrutura e não é duradouro; Uma mudança politica num município e adeus verba para o tênis de mesa.
A quantidade de técnicos tem que ser diretamente proporcional ao número de alunos. O clube oferecendo um grande corpo técnico, com certeza atrairá mais alunos e não o contrário como fazem erroneamente algumas entidades. Fazer contas durante o ano todo e reforçar as categorias onde a pontuação esta baixa, federando mais atletas na hora exata ou até contratando;
Valorizar os atletas no final do ano, como reconhecimento pelos pontos conquistados e mais amor e dedicação ao clube. Cada cidade tem um orçamento para os Jogos Regionais e Abertos. Alguns usam bem este recurso público trazendo resultados efetivos, outros gastam de forma errada, sem dar o retorno para o município. O Itaim Keiko é uma associação sem fins lucrativos e sobrevive com o apoio da Itaim Iluminação, Butterfly e uma pequena ajuda da cidade de Guarulhos. Não paga inscrição, viagens, uniforme e todos os atletas ainda contribuem com mensalidade, assim mesmo tem quantidade, qualidade e 21 anos de títulos.
FPTM - Qual o segredo de tudo isso?
Marcos Yamada: União, TIME/EQUIPE, amizade, família, disciplina, ensinamentos, e o melhor: a educação oferecida para alunos e atletas.
FPTM - Faça um breve histórico sobre o ADR. Itaim Keiko/Guaru ESD
Marcos Yamada: Atualmente situado na capital paulista, no bairro da Saúde, o Itaim Keiko tem 12 mesas em seu ginásio, piso importado, 12 treinadores, 250 atletas e trata-se de um clube especializado em tênis de mesa, sem fins lucrativos. Mantém suas portas abertas no período da manhã, tarde e noite para seus associados e está estruturado para formar atletas, desde Iniciantes até Olímpicos.
Sua Diretoria é formada por ex-jogadores e pais de atletas, que conseguem manter a união do grupo, planejando todas as ações voltadas para a formação técnica e do caráter dos participantes, tornando-os além de atletas, bons cidadãos.
Fundada em 1983, após seis (6) anos de trabalho começou a manter a hegemonia do esporte no país, com atletas PRATA da casa e não de outros clubes.
As empresas Itaim Iluminação, Butterfly Japan e a Cidade de Guarulhos são suas principais parceiras, na conquista deste titulo inédito na historia do mesa-tenismo nacional e mantendo o recorde histórico na Federação Paulista de Tênis de Mesa.
Os jovens atletas com maior destaque atualmente são: Eric Mancini, Jessica Yamada, Jeff Yamada, Lia Ohira, Gustavo Hayashi, Eduardo Tomoike, Carlos Ishida e Esther Novalo, que conquistaram a maioria dos pontos para a entidade na temporada 2011.