Notícia

Hugo Hoyama vai disputar sua sexta Olimpíada em Londres

Por CBTM

05/03/2012 23h30


O maior ídolo da história do Tênis de Mesa brasileiro, dono de dez medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, continua desafiando o tempo e mostrando que é possível permanecer jogando em alto nível mesmo depois dos 40 anos.

Hugo Hoyama, a lenda viva, o mito, conquistou nessa segunda-feira histórica a vaga para disputar sua sexta Olimpíada, na Seletiva que aconteceu no Centro de Educação Física Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro.

O outro classificado do dia no masculino foi o paraguaio Marcelo Aguirre, que derrotou Cazuo Matsumoto. No feminino, além de Caroline Kumahara, a mexicana Yadira Silva também garantiu presença em Londres.

Depois de ver Gustavo Tsuboi vencer o primeiro dia de Seletiva, Hugo Hoyama sabia que precisava conquistar a vaga jogando, pois apenas dois atletas por país podem participar do Torneio Individual em Jogos Olímpicos.

Na rodada de abertura Hugo passou pelo peruano Juan Acosta e depois venceu o cubano Yohan Mora. No terceiro jogo, considerado o mais difícil, derrotou o jovem talento mexicano Marcos Madrid, vice-campeão no Pan de Guadalajara.

Na semifinal contra Dexter St Louis, de Trinidad e Tobago, Hugo entrou muito concentrado e desde o início deu sinais de que não perderia a partida de forma alguma. Quando marcou o último ponto, caiu de costas no chão, de braços abertos, depois levou as mãos ao rosto para disfarçar o choro de emoção.

--- Acho que todo atleta tem que traçar um objetivo e depois correr atrás dele, independentemente da idade ou de qualquer outra dificuldade. Minha experiência mostrou isso, o Tênis de Mesa é um esporte onde o mais complicado é a cabeça --- afirmou Hugo, garantindo a pressão e o risco de ficar de fora da maior festa do esporte o fizeram crescer na competição.

--- Fui subindo de produção ao longo da Seletiva e para esta partida específica tive paciência para defender os golpes do Dexter, que é um jogador muito agressivo, mas no fim deu tudo certo.  Vou para Londres como se fosse a minha primeira Olimpíada, vou lá para jogar é claro, mas também para curtir esse clima que só quem já foi sabe --- completou.

Além da alegria de conquistar a vaga para sua sexta Olimpíada, Hugo se disse satisfeito também em constatar a evolução do Tênis de Mesa brasileiro, que já conseguiu classificar quatro atletas, entre eles a jovem Caroline Kumahara, símbolo da renovação e a certeza de um futuro promissor para a modalidade no país.

--- Estou muito feliz com a conquista da Caroline, que aos 16 anos já vai para sua primeira Olimpíada. Isso prova que o Tênis de Mesa feminino vem evoluindo muito também --- avaliou Hugo.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?