Notícia

Presidente da CBDG entrará na Justiça para liberar candidatura ao COB

Por CBTM

02/05/2012 19h41


A última segunda-feira, 30 de abril, marcou o último dia para a inscrição de chapas para a disputa da eleição presidencial do Comitê Olímpico Brasileiro (COI). Oficialmente, o atual mandatário Carlos Arthur Nuzman é o candidato único, mas Eric Leme Walther Maleson, comandante da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), teria tentado incluir sua chapa no pleito, sem a confirmação da entidade. Agora, Maleson buscará na Justiça o direito de ter sua chapa nas cédulas da votação.

Segundo informou Miguel Perez, coordenador técnico da CBDG, Maleson tentou registrar a chapa dentro da data limite, mas a inscrição não foi deferida pelo COB e, por isso, os advogados da confederação estão montando uma ação para pedir a liberação da candidatura por meio da Justiça. A eleição deve acontecer após os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia do COB, uma candidatura deve ter, no mínimo, dez assinaturas de apoio de membros da Assembleia.

Nuzman está no comando do COI desde 1995 e é um dos três membros natos do COB com direito a voto, assim como André Gustavo Richer, seu candidato a vice-presidente, e João Havelange, além das 30 confederações esportivas brasileiras.

Aos 70 anos, Nuzman também é o responsável pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016. O dirigente conta com o apoio de 28 presidentes de confederações olímpicas. Da mesma maneira que a CBDG, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) não manifestou apoio à candidatura de Nuzman.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?