Notícia

Guerreiro Cearense disputará mais uma Olimpiada em Londres

Por CBTM

29/05/2012 17h22


Mais um atleta do Ceará está garantido na Olimpíada de Londres 2012. O mesatenista Thiago Monteiro teve, ontem, seu nome confirmado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para o grupo que representará o País na competição.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, no último dia 6 de abril, Thiago havia confessado a frustração por ter ficado de fora do Pré-olímpico do Rio de Janeiro, onde o Brasil conquistou duas vagas no masculino, com Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi, e duas no feminino, com Lígia Silva e Caroline Kumahara.

Naquela ocasião, o mesatenista cearense ressalvou que a única chance de disputar sua terceira Olimpíada - esteve em Atenas 2004 e Pequim 2008 -, seria na disputa por equipes. Sua previsão se concretizou.

Por ser o país latino-americano com o maior número de atletas nas duas categorias, o Brasil participará também do torneio olímpico por equipes e Thiago foi convocado, assim como a chinesa, agora naturalizada brasileira, Gui Lin entre as mulheres.

Coincidentemente, a ratificação da presença de Thiago no time verde-amarelo que vai a Londres aconteceu um dia após o cearense ter faturado o título da II Copa Latino-Americana de Tênis de Mesa, evento com aval da ITTF (International Table Tennis Federation) e encerrado, domingo passado (27) na cidade de San José, na Costa Rica.

Difícil

Segundo o técnico Jean-René Mounie, da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa, "esta escolha foi bem difícil porque todos os nossos atletas tiveram uma grande temporada: Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto e Hugo Hoyama. Thiago Monteiro está quase que totalmente de volta ao seu melhor nível e é o principal nome do tênis de mesa em duplas".

Já para Alexandre Monteiro, irmão de Thiago, "além do fato de estar recuperando a forma física e técnica, e de ser o melhor duplista do Brasil, há o detalhe de que Thiago é destro, diferente de Hoyama e Tsuboi, que são canhotos, e de Matsumoto, que seria outro canhoto no time".

Na disputa da II Copa Latino-Americana, Thiago Monteiro, derrotou por 4 a 1, na final, o chinês naturalizado argentino Liu Song, atual campeão pan-americano, além de ter superado o paraguaio Marcelo Aguirre - carrasco de Matsumoto no pré-olímpico -, na fase de grupos da competição em San José. Na semifinal, o cearense despachou o argentino Gaston Alto (4 a 0).

Diario do Nordeste

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?