Notícia

Amazonas aposta em André Murchie para as Olimpíadas de 2020

Por CBTM

09/08/2012 20h48


Com 348 filiados, a Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA) tem uma nova aposta para as futuras Olimpíadas. O amazonense André Murchie, de 8 anos de idade, integra a equipe do projeto de Detecção de Talentos Olímpicos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Revelado no Centro Educacional Adalberto Valle, em Manaus, Murchie é frequentemente convocado para treinamentos em São Paulo.

--- O objetivo é preparar o André para as Olimpíadas de 2020 --- disse o presidente da FTMA, André Galvão.

--- Se for pensar a médio prazo, o Israel Barreto, 35, (técnico do Centro de Treinamento e Alto Rendimento-CTAR, da Vila Olímpica) ainda tem chance de disputar uma vaga olímpica para 2016, no Rio --- completou.

A amazonense Lígia Silva, 31, que mora há 14 anos em Santos (SP), é o único expoente da modalidade em nível olímpico. Ela está classificada para os Jogos de Londres, a terceira Olimpíada da carreira. Para Galvão, o tênis de mesa do Amazonas deve voltar a ser a terceira potência do País. A exemplo do atletismo, os convênios com a Prefeitura de Manaus garantem os mínimos recursos para manter atletas. É o caso do Programa Atleta do Futuro (PAF).

--- A Prefeitura disponibiliza o material para treinos, o Sesi entra com o espaço físico e folha de pagamento dos profissionais e a federação com a parte técnica. É um ano de contrato para o programa --- explicou o dirigente.

De olho em novos talentos, a federação foi bem-sucedida numa mudança de postura nos torneios oficiais.

--- Passamos a homologar os resultados dos atletas no Estadual para repassar à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e ganhar pontos no ranking nacional. Em contrapartida, criamos um quadro de arbitragem local, com pagamento de taxa, apto para apitar competições oficiais ---comemorou Galvão.

O diretor de Eventos e Arbitragem da federação, Williams Costa Paixão, projeta um aumento de 40% à 50% de atletas filiado até o final do ano.

--- Afinal, há mais divulgação do tênis de mesa, o número de competições aumentou e descentralizou a modalidade --- disse Paixão.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?