Notícia

Jogos Paralímpicos crescem e atraem mídia e patrocínio

Por CBTM

10/08/2012 19h27


Assim que terminarem as Olimpíadas, no domingo, Londres inicia a preparação para receber mais um evento de grande porte. Os Jogos Paralímpicos, maior competição esportiva do mundo para atletas com alguma deficiência física, começam no dia 29 de agosto e devem reunir 4,2 mil competidores de 166 países.

Os números são bem mais modestos do que os 10,5 mil atletas de 204 países presentes nas Olimpíadas. Mesmo assim, o evento tem atraído cada vez mais atenção. Segundo a organização dos Jogos, a edição de 2012 já bateu o recorde de ingressos vendidos.

Faltando três semanas para o início da competição, foram compradas 2,1 milhões de entradas, 300 mil a mais do que o número registrado durante toda a competição de Pequim, em 2008.

O crescimento dos Jogos Paralímpicos se reverte na atração de mídia e patrocínios. As competições são transmitidas pela TV a cabo e empresas como Visa e Samsung, que apoiam as Olimpíadas, também patrocinam os Jogos paralímpicos. Desses patrocinadores, o único que não faz parte da lista oficial de apoiadores dos Jogos tradicionais é a Ottobock, maior fabricante do mundo de próteses e órteses. A empresa está no rol de patrocinadores desde Seul, em 1988.

--- Montamos uma estrutura para que, durante todo o período dos Jogos, os atletas tenham apoio de manutenção dos equipamentos, tanto de Competição como do dia a dia --- afirma Wilson Zampini, presidente da empresa para a América Latina.

Em Londres, a companhia terá 100 profissionais trabalhando diretamente na assistência dos equipamentos. A Ottobock também patrocinará os Jogos do Rio, em 2016.

--- Já começamos o planejamento do Rio e, com o fim de Londres, devemos entrar em uma fase de maior detalhamento --- diz Zampini.

Investimentos Nos últimos anos, conforme os Jogos vem crescendo em termos de projeção, os resultados das delegações Brasileiras também tem evoluído. Em Atenas, em 2004, o país foi o 14º colocado no quadro de medalhas. Quatro anos depois, em Pequim, passou para a 9ª colocação.

Por trás desta melhora, está um grande investimento por parte do governo nos Esportes paralímpicos. Dos 182 atletas Brasileiros que competirão em Londres, 85% são beneficiários da Bolsa atleta. Nas Olimpíadas, de modo geral, 42% dos participantes recebem a ajuda do Ministério dos Esportes.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?