Notícia

Dupla afinada tentará surpreender a Eslováquia na abertura da competição

Por CBTM

04/09/2012 12h21


Nas competições individuais que acontecem pelo mundo, os atletas da Classe 2 Iranildo Espíndola e Ronaldo Souza são adversários na mesa. Os dois fizeram a final do Parapan do México, no ano passado, quando Iraníldo acabou conquistando o ouro.

Isso poderia criar um clima de rivalidade, mas a amizade é maior e o desejo de ver o outro bem fala mais alto. Além disso, os dois são parceiros no Torneio de Equipes dos Jogos Paralímpicos de Londres e treinam juntos na Academia Rizzone, em Brasília.

A competição começa nessa quarta-feira e a dupla estreia contra a poderosa Eslováquia, às 11:30h (7:30h pelo horário de Brasília). Na manhã dessa terça-feira os dois aproveitaram para realizar o último treino antes da partida e estão bastante confiantes.

--- No Torneio de Equipes cada partida é uma decisão. Já entramos nas quartas de final. Então vamos manter a concentração e tentar dar o máximo --- afirmou Iranildo, com a experiência de quem já esteve em duas outras Paralimpíadas, em Atenas (2004) e Pequim (2008).

Ronaldo começou a jogar há pouco mais de seis anos e já obteve resultados expressivos, como o ouro no Campeonato Parapan-Americano de Isla Margarita, em 2007, e a prata em Guadalajara. O atleta fez uma preparação especial para Londres e está em excelente forma física e mental.

--- Estou confiante, apesar de saber que será um jogo muito difícil --- garante Ronaldo, dizendo em seguida qual foi a receita para perder peso e vencer a luta contra a balança.

--- É o amor! --- despista.

Iranildo e Ronaldo parecem irmãos, ou melhor, primos, como um se refere ao outro, e possuem várias coisas em comum. Ambos tiveram que mudar de modalidade depois de se acidentarem. O espírito competitivo que todo atleta de alto nível precisa para atingir seus objetivos os levou para o Tênis de Mesa, esporte que melhor se adaptaram.

O primeiro era jogador de futebol profissional e ficou com o corpo paralisado da cintura para baixo ao bater com a cabeça em um banco de areia ao mergulhar em uma praia no litoral do Espírito Santo. O segundo era triatleta e foi atropelado enquanto treinava.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?