Notícia

Confira algumas curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos

Por CBTM

05/09/2012 10h13


Apesar do nome parecido aos Jogos Olímpicos, que aconteceram há poucas semanas em Londres, há muitas diferenças na competição Paralímpica. A Imprensa da CBTM selecionou algumas curiosidades sobre o evento.

Distribuição de atletas - Os atletas paralímpicos são divididos de acordo com suas deficiências, após testes de função e movimento com profissionais para distribuição adequada entre as categorias de cada modalidade.

Acessibilidade - Foram necessários cinco dias para transformar a Vila Olímpica de Londres em uma Vila Paraolímpica. A capacidade de receber cadeiras de rodas nos locais de jogos foi aumentada, e torcedores cegos recebem guias em áudio e os que possuem problemas de audição ficam sentados em locais com uma visão direta de telões. O planejamento da própria Vila Olímpica foi pensado para receber os Jogos Paraolímpicos, com banheiros acessíveis, sinalização e pisos adaptados.

Idade - Alguns dos melhores atletas paraolímpicos não se encaixam no perfil de idade mais comum entre atletas olímpicos. Um exemplo é o campeão de tênis em cadeira de rodas britânico, Peter Norfolk, tem 51 anos. Ele conquistou a medalha de ouro em Atenas e Pequim, está em terceiro no ranking mundial da categoria e levou a bandeira na cerimônia de abertura. Alguns atletas já chegaram aos 70 anos.

Comitês - O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) são entidades diferentes. O atual presidente da entidade paralímpica é o britânico Philip Craven

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?