Notícia

Blumenau é Campeã dos 12º Jogos da Juventude Catarinense

Por CBTM

01/10/2012 20h00


Blumenau conquistou no sábado (29) à tarde o título de campeão geral dos 12º Jogos da Juventude Catarinense (Olesc). A delegação da cidade do Vale do Itajaí somou 104 pontos contra 101 de Joinville, segundo colocado na classificação geral. Em terceiro lugar ficou Criciúma; em quarto, Jaraguá; e em quinto, Florianópolis. Em 2011, Criciúma foi campeão, com Joinville em segundo e Blumenau em terceiro lugar. (Confira aqui o boletim final com um resumo de todos os resultados dos 12º Jogos da Juventude Catarinense).
 
O título de Blumenau começou a surgir no meio da manhã, quando foi revisto, por solicitação de dirigentes blumenauenses, a classificação do quinto ao oitavo lugar do vôlei feminino.
 
--- Havia um erro no cálculo do quociente dos sets --- explicou Sônia Kleine, diretora técnica da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau. Com a mudança, a cidade do Vale do Itajaí pulou do oitavo para o quinto lugar, ganhando dois pontos na classificação geral, e Joinville caiu da quinta para a oitava posição, perdendo dois pontos.
 
Pela nova pontuação, uma vitória do time blumenauense na decisão do handebol masculino contra Caçador daria o troféu de campeão geral a Blumenau. Em quadra, a equipe se impôs e com o incentivo da torcida e do fato de poderem conquistar dois títulos com a vitória, os meninos se superaram e bateram Caçador, que era considerado favorito, por 22 a 19. A conquista no handebol masculino é inédita para os blumenauenses, que, em 2011, sequer havia ficado entre as seis melhores equipes da modalidade.
 
Destaque do jogo e da campanha de seis vitórias, com uma média de oito gols por partida, o armador central Bernardo era só felicidade.
 
--- Chorei muito de emoção. No final, passou um filme pela minha cabeça em razão do sacrifício que fizemos para chegar aqui --- disse emocionado, enquanto era abraçado pelos companheiros. O técnico Robson Souza, que é pai de Bernardo, também comemorou muito ao final da partida: “Este título é mais que especial, pois premia toda a nossa determinação no torneio.
 
O presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau, Vanderlei Mateus, destacou que o titulo geral é resultado de um trabalho em 2005 voltado a atletas de base iniciado em 2005.
 
--- Quando iniciamos esta proposta muitos nos criticaram, pois queriam vencer a qualquer custo. Deixamos de lado a cultura do esporte de rendimento, de trazer atletas de fora, e investimos na prata da casa, com o objetivo de um retorno a longo prazo. E este título de hoje é o resultado deste trabalho. Pretendemos, inclusive, com esta postura, sermos campeões dos Jogos Abertos de Santa Catarina --- antecipou.
 
É a segunda vez que Blumenau conquista a Olesc – a anterior foi em 2007, quando foi campeã pela primeira vez. Na trajetória da conquista da 12ª Olesc, Blumenau conquistou os títulos no handebol e na ginástica artística, xadrez e ginástica rítmica feminina. Na cerimônia de encerramento, o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) Flávio Spillere Júnior disse que a 12ª edição da Olesc viveu momentos inesquecíveis e competições de alto nível. Adalir Pecos Borsatti, presidente da Fesporte, enfatizou que um evento como a Olesc é a prova de que os municípios devem sempre apostar nos jovens.
 
--- A Fesporte manda confeccionar no começo do ano 7 mil troféus e 30 mil medalhas para contemplar os mais de 400 eventos esportivos que a entidade promove. Isso é o valor da força do esporte, em Santa Catarina --- destacou o dirigente.

Os Jogos da Juventude Catarinense iniciaram dia 22 de setembro e contaram com a participação de 3,7 mil atletas de 83 cidades. Com idades entre 13 e 16 anos, eles disputaram as modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa, xadrez e caratê, que, pelo último ano, foi modalidade de apresentação da Olesc. A competição é uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) e da prefeitura de Criciúma.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?