Notícia

Caroline Kumahara sobe mais de vinte posições no Ranking Mundial

Por CBTM

05/02/2013 17h21


A jovem Caroline Kumahara garante que jamais esquecerá o ano que passou, afinal disputou os Jogos Olímpicos de Londres e assumiu o posto de nº 1 das Américas. No entanto, a temporada começou com outro feito histórico, que também merece ser guardado para sempre na lembrança.

A Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou na última segunda-feira a atualização do Ranking Mundial referente ao mês de fevereiro e Caroline conseguiu uma evolução significativa, saindo da 193ª para a 171ª posição, a melhor já ocupada por uma brasileira nesse século.

Como não poderia deixar de ser, Caroline está feliz com os resultados que conseguiu nos Abertos da Espanha, onde conquistou a medalha de bronze no Torneio Sub-21, e da Áustria. O técnico Jean-René Mounie elogiou o estilo agressivo da atleta, com jogadas variadas e muita vontade vencer.

Caroline sabe que para continuar crescendo no esporte precisa fazer mudanças e uma delas é disputar uma ou duas temporadas fora do país. No entanto, não pensa em deixar São Caetano, onde mora e treina ao lado de alguns dos principais atletas do país.

--- Com certeza Caroline não está apenas evoluindo tecnicamente, como também tem um bom mental --- afirmou o técnico Jean-René Mounie.

Caroline está na França treinando para a etapa do Circuito Mundial Juvenil que será realizada na República Tcheca entre os dias 13 e 17 desse mês. Embora tenha conseguido atingir mais uma marca expressiva tendo apenas 17 anos, a menina mantém a humildade e os pés no chão.

--- Estou feliz! A subida no Ranking é resultado de muito esforço e dedicação, mas não fico me preocupando muito. Isso pode acabar me atrapalhando. Preciso manter a concentração e continuar treinando firme para melhorar cada vez mais --- afirmou.

Entre as outras brasileiras, Lígia Silva caiu uma posição e está na 256ª. Gui Lin se manteve na 275ª e Jessica Yamada passou da 284ª para a 311ª.

No Top 10 a única mudança significativa aconteceu graças a espanhola Shen Yanfei, que ocupava a sétima posição e superou a japonesa Ai Fukuhara. A campeã do Aberto da Áustria, a chinesa Ding Ning, continua como a nº 1, seguida pelas compatriotas Liu Shiwen, Li Xiaoxia e Guo Yan. A coreana Kim Kyungah completa o Top 5.

Leia também

Lista de fevereiro tem dois brasileiros no Top 100 do Ranking Mundial

Xu Xin continua na liderança do Ranking Mundial e Zhang Jike cai para terceiro

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?