Por CBTM
Imagine uma bola de Tênis de Mesa viajar a uma velocidade maior do que um jato F-16 supersônico gritando no céu. Por incrível que pareça, tudo o que é preciso para que isso aconteça basta um pouco de fita adesiva.
Uma demonstração para encher o apresentador do Blue Peter (programa televisivo britânico) de orgulho. É o que uma equipe de pesquisadores americanos conseguiu em seu laboratório na Universidade de Purdue, Indiana, criando uma arma de Tênis de Mesa.
Mark French, engenheiro mecânico da universidade, e seus alunos de pós-graduação Jim Craig e Zehrung Stratton, mostraram como a arma de Tênis de Mesa personalizada pode disparar bolas a uma velocidade de mais de 400 metros em um segundo.
O Professor French e seus alunos queriam desenvolver uma demonstração de como um bico de Laval (também chamado de um bocal convergente-divergente) converte o fluxo de gás subsônico em fluxo supersônico.
Os cientistas explicam que "a arma” é uma ferramenta popular e atraente para demonstrar a aceleração e o poder de diferenciais de pressão no ar.
--- Ele mostrou mesmo ser um problema desafiador para a dinâmica de fluidos computacional, uma vez que engloba uma gama de fenômenos aerodinâmicos que são particularmente difíceis de modelar ---.
--- O design da “arma” do time de Tênis de Mesa é seguramente de baixa tecnologia. É constituída por uma câmara de pressão, selado com várias camadas de fita adesiva. --- explicou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Assista aqui ao vídeo.