Notícia

Paraná implanta educação integral em 530 escolas

Por CBTM

07/02/2013 13h58


A Secretaria de Estado da Educação ultrapassou a meta inicial estipulada de implantar educação integral em 500 estabelecimentos da rede estadual de educação básica. Neste ano letivo, o Paraná tem 530 escolas com jornada semanal igual ou superior a 35 horas semanais, beneficiando quase 40 mil alunos.

Em 29 escolas, os estudantes terão grade curricular de 45 aulas semanais, o que significa que os alunos terão nove aulas diárias (sete horas e meia de atividade) e ainda o tempo para alimentação. Outros 501 estabelecimentos vão ofertar 35 horas semanais de atividades, que representam três horas diárias a mais para atividades complementares no contraturno escolar.

AMPLIAÇÃO - O secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, afirma que a expansão da educação integral é uma das ações mais importantes do governo na área da Educação. "Estamos construindo, reformando e ampliando escolas, contratando mais professores e funcionários e trabalhando na proposta pedagógica. No momento, a prioridade é atender aqueles alunos de família mais vulneráveis", disse.

A Secretaria adota dois modelos de ampliação de jornada para uma carga horária semanal que pode ser igual ou superior a 35 horas. O primeiro separa as disciplinas da Base Nacional Curricular e as atividades complementares em turno e contraturno. Nessas características, o Paraná possui 110 escolas no Programa Estadual de Atividades Complementares Curriculares Permanentes e 391 escolas que participam do Programa Mais Educação, do Governo Federal.

O segundo modelo, que corresponde às 29 escolas com grade curricular de 45 aulas semanais, trabalha com um currículo de turno único, no qual as disciplinas atendem tanto a Base Nacional Curricular quanto a parte diversificada.

Como experiência inicial de ampliação de jornada - princípio básico das definições da Educação Integral - existe também o Programa Estadual de Atividades Complementares Curriculares Periódicas. Nesse formato, outros 1.566 estabelecimentos proporcionam aos alunos diversas atividades no contraturno escolar.

O tipo e a quantidade de atividades e a definição de carga horária são mais flexíveis, podendo ser ajustados às necessidades da comunidade escolar e à infraestrutura que a escola possui. "As escolas são a oportunidade para que os alunos estudem num período e no outro pratiquem atividades como xadrez, dança, pintura, inglês", afirma o secretário Flávio Arns.
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?