Notícia

Jean-René: "Não temos tempo para sonhar, agora é tempo para trabalhar"

Por CBTM

12/02/2013 22h55


(Na foto, da esquerda para a direira, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Jean-René e Thiago Monteiro no Insep)Os brasileiros Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro entram em ação a partir dessa quinta-feira no Aberto do Kuwait, uma das mais importantes e badaladas etapas do Circuito Mundial promovidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa.

A fase não poderia ser melhor. Cazuo Matsumoto foi campeão na Espanha e Gustavo Tsuboi surpreendeu na Áustria ao derrotar o francês Adrien Mattenet, 28º do Ranking Mundial, e depois enfrentar de igual para igual o japonês Kazuhiro Chan (32º), nas oitavas de final.

Graças a esses resultados, o Tênis de Mesa brasileiro voltou a ter dois atletas entre os cem melhores do mundo. Cazuo Matsumoto subiu para a 84ª posição, a melhor de sua carreira, e Gustavo Tsuboi teve uma evolução ainda mais expressiva, saindo da 113ª para a 90ª.

Depois dos eventos na Espanha e Áustria os brasileiros passaram duas semanas treinado com os jogadores da Seleção Fracesa em Paris, no Insep, a casa dos atletas Olímpicos de várias modalidades, que é referência e considerado um dos maiores Centros de Treinamento da Europa.

O cnico Jean-René Mounie acompanhou de perto o grupo durante esse período e ficou muito satisfeito. Nessa entrevista, o francês que comanda a Seleção Brasileira masculina garantiu que todos estão muito bem preparados para mais esse desafio.

Além disso, o técnico afirmou que ninguém precisa deixar o Brasil para continuar evoluíndo na modalidade, desde que seja possível encontrar no calendário um tempo adequado para o treinamento entre as competições, o que considera um dos maiores problemas.

Sobre as chances de medalhas no Kuwait, um evento que conta com a presença dos sempre favoritos chineses, o discurso de Jean-René é baseado na confiança do trabalho que vem sendo feito e no talento que os brasileiros já demonstraram.

--- Não temos tempo para sonhar, agora é tempo para trabalhar --- afirmou o técnico.

 

CBTM - Como foi a preparação dos brasileiros para o Aberto do Kuwait?

Jean-René Mounie - A preparação dos brasileiros foi ótima. Depois da Áustria todos estavam muito casandos mas tiveram dez dias para descasar e treinar com uma boa qualidade. Thiago teve que participar na Liga Francesa mas fez o esforço de ir no Insep depois do jogo dele. Posso garantir que os tres treinaram bastante, cada jogador com uma estratégia bem específica.

 

CBTM - Cazuo e Gustavo já participaram da Liga Francesa. Voltar a disputá-la seria uma boa opção para elevar o nível dos brasileiros?

Jean-René Mounie - A Liga Francesa é uma opção interessante, mas somente uma opção. Então, o lugar é menos importante do que o calendário, mas com certeza os jogadores têm tudo para evoluir.

 

CBTM - Os dois podem evoluir apenas treinando em São Caetano?

Jean-René Mounie - Ninguém (Cazuo e Gustavo) está apenas em São Caetano. É uma mistura entre treinos na Europa e em São Caetano.

 

CBTM - E como funciona isso?

Jean-René Mounie - O mais importante é a gestão do calendário e temos muitos problemas para achar bons períodos. Para conseguir evoluir, precisamos de alguns períodos com muitos jogos e outros somente para treinos.

 

CBTM - Qual é a importância de se disputar cada vez mais eventos internacionais?

Jean-René Mounie - É fundamental para entender e sentir melhor a exigëncia do alto nível e estar pronto com esse tipo do ritmo.

 

CBTM - Quais são os principais favoritos para a conquista do Aberto do Kwait?

Jean-René Mounie - Com sempre os chineses são os principais favoritos.

 

CBTM - Quais são as chances dos brasileiros? É possível sonhar com uma medalha?

Jean-René Mounie - O nivel sera muito alto e vamos tentar mostrar boas performances de novo. Sonhar com uma medalha? Não temos tempo para sonhar, agora é tempo para trabalhar.

Na foto, da esquerda para a direira, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Jean-René e Thiago Monteiro no Insep.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?