Notícia

Delegação do CPB visita CT sul-coreano, um dos mais modernos do mundo

Por CBTM

19/03/2013 17h31


Uma delegação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) finalizou, nesta terça-feira, 19, a visita técnica ao centro de treinamentos em Seul, capital da Coreia do Sul. O CT fica a 60 km do centro da cidade, atende 14 modalidades (com previsão de ampliação para 20), e é considerado um dos mais modernos do mundo.

Os brasileiros foram recebidos pelo presidente do Comitê Paralímpico Coreano, Seok-Yong Yoon, diretor geral do centro, e também pelo engenheiro responsável pela construção do Centro.

Mizael Conrado, vice-presidente do CPB, e o diretor técnico Edilson Rocha Tubiba são os representantes da entidade nesta missão. A comitiva conta ainda com Alexandre Perroni, chefe de gabinete da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo; Vanilton Senatore, assessor de gabinete e gestor do convênio do Time São Paulo Paralímpico, ambos da Secretária de Estado, e arquitetos e engenheiros da empresa L+, responsável pela construção do CT na capital paulista.

--- Ficamos impressionados com o que vimos. O CT coreano tem proporções gigantescas, foi construído há três anos, está muito bem preservado, possui instalações modernas e totalmente adaptadas para atletas com deficiência. O que vimos aqui ajudará muito na finalização do nosso projeto. As instalações contam ainda com um centro de medicina esportiva e avaliações, semelhante ao que será construído no Brasil. A visita, seguida de uma reunião, foi uma ótima oportunidade de aprendizado deste modelo bem sucedido, inclusive para evitarmos alguns erros na construção do CT ---, disse Edilson Rocha Tubiba, diretor técnico do CPB.


No fim da visita ao CT, Seok-Yong fez uma palestra sobre o esporte paralímpico na Coreia do Sul.
--- Seok-Yong fez uma bela apresentação do paradesporto coreano e colocou-se à disposição para possibilidade de intercâmbio entre atletas e técnicos. Yoon citou as modalidades em que eles estão bem avançados, como, por exemplo, tiro com arco, bocha e esgrima. Os coreanos mostraram bastante interesse no nosso trabalho no futebol de 5 (para deficientes visuais) ---, finalizou Tubiba.

A comitiva embarca nesta quarta-feira, 20, para Pequim, na China, para conhecer o maior Centro de Treinamento do mundo. O objetivo da viagem é a avaliação de soluções e ideias para a construção do Centro Paralímpico, um projeto que faz parte do Plano Brasil Medalhas, do Ministério do Esporte, e terá sede em São Paulo, com apoio do Governo do Estado de São Paulo.

A meta é projetar o Brasil entre as maiores potências esportivas do mundo a partir dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?