Por CBTM
Uma delegação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) finalizou, nesta terça-feira, 19, a visita técnica ao centro de treinamentos em Seul, capital da Coreia do Sul. O CT fica a 60 km do centro da cidade, atende 14 modalidades (com previsão de ampliação para 20), e é considerado um dos mais modernos do mundo.
Os brasileiros foram recebidos pelo presidente do Comitê Paralímpico Coreano, Seok-Yong Yoon, diretor geral do centro, e também pelo engenheiro responsável pela construção do Centro.
Mizael Conrado, vice-presidente do CPB, e o diretor técnico Edilson Rocha Tubiba são os representantes da entidade nesta missão. A comitiva conta ainda com Alexandre Perroni, chefe de gabinete da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo; Vanilton Senatore, assessor de gabinete e gestor do convênio do Time São Paulo Paralímpico, ambos da Secretária de Estado, e arquitetos e engenheiros da empresa L+, responsável pela construção do CT na capital paulista.
--- Ficamos impressionados com o que vimos. O CT coreano tem proporções gigantescas, foi construído há três anos, está muito bem preservado, possui instalações modernas e totalmente adaptadas para atletas com deficiência. O que vimos aqui ajudará muito na finalização do nosso projeto. As instalações contam ainda com um centro de medicina esportiva e avaliações, semelhante ao que será construído no Brasil. A visita, seguida de uma reunião, foi uma ótima oportunidade de aprendizado deste modelo bem sucedido, inclusive para evitarmos alguns erros na construção do CT ---, disse Edilson Rocha Tubiba, diretor técnico do CPB.
No fim da visita ao CT, Seok-Yong fez uma palestra sobre o esporte paralímpico na Coreia do Sul.
--- Seok-Yong fez uma bela apresentação do paradesporto coreano e colocou-se à disposição para possibilidade de intercâmbio entre atletas e técnicos. Yoon citou as modalidades em que eles estão bem avançados, como, por exemplo, tiro com arco, bocha e esgrima. Os coreanos mostraram bastante interesse no nosso trabalho no futebol de 5 (para deficientes visuais) ---, finalizou Tubiba.
A comitiva embarca nesta quarta-feira, 20, para Pequim, na China, para conhecer o maior Centro de Treinamento do mundo. O objetivo da viagem é a avaliação de soluções e ideias para a construção do Centro Paralímpico, um projeto que faz parte do Plano Brasil Medalhas, do Ministério do Esporte, e terá sede em São Paulo, com apoio do Governo do Estado de São Paulo.
A meta é projetar o Brasil entre as maiores potências esportivas do mundo a partir dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.