Por CBTM
Passada a fase de grupos, as brasileiras Caroline Kumahara e Lin Gui continuam na disputa pelo título do Aberto da República Tcheca, etapa do Circuito Mundial de Tênis de Mesa na cidade de Olomouc até o próximo domingo.
Gui Lin foi o principal destaque do dia e se classificou em primeiro lugar com duas vitórias sobre a tcheca Katerina Tomanovska e a romena Camelia Postoaca.Isso lhe garantiu o direito de entrar direto para o grupo entre as 64 melhores, onde enfrentará a alemã Petrissa Solja.
Caroline Kumahara terminou em segundo lugar em seu grupo com uma vitória sobre a húngara Timea Peterman-Varga e uma derrota para a ucraniana Ganna Farladanska. Depois a brasileira derrotou a sérvia Aneta Maksuti no Pré-Round e agora terá pela frente a alemã Zhenqi Barthel.
Jessica também terminou em segundo lugar em seu grupo com uma vitória sobre a sérvia Anna Fenyvesi e uma derrota para a tcheca Katerina Penkavova. Depois, perdeu no Pré-Round a russa Maria Dolgikh e se despediu da competição. A outra brasileira na disputa, Lígia Silva, não saiu da fase de grupos.
No evento principal masculino, Hugo Calderano venceu o tcheco David Merta, mas perdeu para o sueco Mattias Oversjo. Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro estreiam somente nessa sexta-feira.
Os técnicos Hugo Hoyama, Jean-René Mounie e Ricardo Faria acompanham o grupo. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.