Notícia

COB promove 5ª edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva

Por CBTM

09/10/2013 19h09


Com o objetivo de capacitar gestores esportivos nas mais diversas áreas de atuação, teve início nesta quarta-feira, 09, a 5ª edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE).

A ação é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), com o apoio dos programas da Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI), o CAGE tem duração de dez meses, com quatro módulos presenciais e três à distância. Desde a sua primeira edição, em 2009, o CAGE já formou 118 profissionais das diferentes organizações esportivas do país.

O CAGE também abre espaço para a formação de atletas em transição de carreira ou que já ocupem posições em organizações esportivas. Na edição deste ano, oito ex-atletas participam do curso, entre eles Pedro Cunha (vôlei de praia), Franco Neto (vôlei de praia), Ricardo Prado (natação) e Cyro Delgado (natação). Além dos participantes atuais, o CAGE já contribuiu para a capacitação profissional de 11 atletas olímpicos, como Adriana Behar (vôlei de praia), Hortência Marcari (basquete), Sebástian Cuattrin (canoagem) e Lara Teixeira (nado sincronizado).

--- O CAGE visa contribuir para o desenvolvimento do esporte nacional através da capacitação profissional. O COB atende, com isso, a uma demanda de um mercado aquecido pelos futuros eventos esportivos que acontecerão no país. O CAGE procura promover e expandir habilidades e conhecimentos necessários para um gerenciamento mais efetivo das organizações esportivas do país --- afirmou Marcus Vinícius Freire, diretor executivo de esportes do COB.

Os participantes da quinta turma do CAGE reuniram-se pela primeira vez nesta quinta no auditório do COB no Rio de Janeiro. Após abertura oficial do superintendente do IOB, Augusto Heleno, e da gerente do IOB, Soraya Carvalho, os alunos assistiram a aula inaugural dada pelo supervisor técnico de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Ricardo de Moura.

--- A motivação da realização do CAGE é a de promover e expandir habilidades e conhecimentos necessários para gestores esportivos, como forma de melhoria da qualidade da gestão das organizações esportivas do país que possuem influência no esporte olímpico, visando contribuir para a realização da visão estratégica do Comitê Olímpico Brasileiro --- declarou Augusto Heleno, superintendente do Instituto Olímpico Brasileiro.

A atual edição do CAGE tem 35 participantes de diferentes setores do esporte nacional, como o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Forças Armadas, Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (CONFAO), secretarias de esportes municipais, patrocinadores, além de Confederações Brasileiras Olímpicas e do próprio COB.

O IOB possui três grandes objetivos com a realização do CAGE: promover o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de gestores esportivos necessários para um gerenciamento mais efetivo das instituições esportivas nacionais; promover a análise, discussão, produção de conhecimento e desenvolvimento de propostas de soluções concretas de situações-problema encontradas em organizações esportivas; e fomentar o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de uma rede de contatos profissionais entre os gestores.

O curso foi desenvolvido com diversas atividades teóricas e práticas que visam, principalmente, a produção de conhecimento. Assim, o programa do curso trabalha com estudos de caso, estimulando o compartilhamento de conhecimento entre os participantes. Além de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em formato de artigo científico, sempre considerando as seis áreas de estudo do curso: Gestão de organizações esportivas olímpicas; Gestão estratégica; Gestão de recursos humanos; Gestão financeira; Gestão de marketing; e Organização de grandes eventos esportivos.

--- De uma maneira geral, todos os TCCs vêm contribuindo para o desenvolvimento esportivo, pois esse é um trabalho que visa tratar de problemas ou questões reais encontradas nas organizações esportivas. O TCC para o CAGE configura-se como uma ferramenta importante para trabalhar com os alunos, a partir de um problema definido, diferentes perspectivas, tais como: a identificação de escopo de trabalho, propostas de soluções e caminhos a serem tomados, o hábito de realizar pesquisa na literatura, na comunidade esportiva, ou seja, é um exercício que permite o amadurecimento de ideias, propostas e planos de ação para que a gestão do esporte se profissionalize --- observou Soraya Carvalho, gerente do IOB.  

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?