Por CBTM
A secretária de Estado do Desporto e Lazer, Áurea Brito, recebeu na manhã dessa quinta-feira o presidente da Federação Amapaense de Tênis de Mesa, Alan Marcos do Amaral Cardoso, e os mesatenistas Caio Lobato Silva, Djalma Del Castillo Júnior e Katisa Lima.
Os três foram agradecer ao governo do Estado, através da Sedel, a efetivação do convênio com a entidade, que garante a participação da equipe amapaense no evento Top 10 Internacional de Tênis de Mesa, na cidade de Guadalupe, região do Caribe, no período de 7 a 9 de março.
--- Especificamente o convênio possibilita a doação de passagens aéreas e terrestres, da capital Macapá até a sede do evento, a uma delegação de cinco pessoas, sendo três atletas, um técnico e um dirigente --- explicou Alan Cardoso.
A competição reunirá os dez melhores mesatenistas do Brasil, Guianas, Martinica, Guadalupe e Dominica, com premiação em euros e trechos aéreos. A equipe do Amapá conquistou o direito de participar do Top 10 graças ao desempenho do atleta Djalma Del Castillo, que foi o campeão juvenil do evento Guiana-Antilhas, ocorrido em março de 2013, em Martinica.
--- Isso possibilitou a abertura de mais duas vagas, sendo preenchidas pelos atletas Caio Silva, tricampeão juvenil amapaense e bicampeão das olimpíadas escolares individual e por equipes, além da atleta Katisa Lima, a melhor amapaense no ranking nacional, na categoria juventude --- lembrou Alan.
O presidente da FATM também confirmou da contratação de profissionais cubanos, para garantir a evolução técnica dos atletas amapaenses classificados pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa com potencial olímpico para os Jogos de 2016.
Além disso, tratou da revitalização do Centro de Treinamento, localizado na Rua Eliezer Levy, nº 2657, bairro do Trem, que se tornará o primeiro centro didático de alto rendimento público do Brasil.
--- A secretária disse que, por orientação do governador Camilo Capiberibe, a Sedel está de portas abertas para todas as modalidades esportivas, desde a iniciação até o auto rendimento, como forma de promover inserção social, contribuir para a formação do caráter do cidadão e da sua melhor qualidade de vida --- completou Alan
Na foto a secretária Áurea Brito, o presidente Alan Cardoso e os mesatenistas Djalma, Caio e Katisa. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.