Por CBTM
Depois de Londres, o Time Brasil se reunirá pela primeira vez no ciclo olímpico dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, para a disputa dos Jogos Sul-americanos, que começaram nessa sexta-feira e irão até o dia 18 de março em Santiago e Viña del Mar, no Chile.
Com uma delegação formada por 481 atletas em 41 modalidades, o Brasil será representado por grandes estrelas e jovens talentos do esporte nacional.
No Tênis de Mesa, a equipe masculina será formada por Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro, e a feminina por Caroline Kumahara, Gui Lin e Jessica Yamada.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) utilizará a competição como a primeira experiência de formação da delegação que disputará os Jogos Olímpicos em casa, daqui a menos de 900 dias.
--- Os Jogos Sul-americanos serão a primeira oportunidade de reunirmos o Time Brasil em uma competição multiesportiva dentro deste ciclo olímpico histórico para o nosso país. Esta será uma oportunidade excelente para os atletas terem contato com os serviços oferecidos pelo COB, além do intercâmbio com atletas de outras modalidades --- afirmou Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do COB.
--- Levaremos ao Chile uma delegação bastante heterogênea, mas muito forte, mesclando atletas consagrados e jovens talentos do nosso esporte. Estabelecemos estratégias diferentes para cada modalidade, em conjunto com suas respectivas confederações, e o objetivo é que cada uma delas cumpra suas metas, o que como consequência, nos levará ao melhor resultado possível --- completou o dirigente.
Os Jogos Sul-americanos Santiago 2014 reunirão 14 países do continente. Além do Brasil, Argentina, Aruba, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela participam da competição que acontece a cada quatro anos.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.