Por CBTM
Em abril do ano passado, Caroline Kumahara ocupava a 152ª posição no Ranking Mundial, classificação até então inédita para a América Latina no esporte feminino. Essa semana, durante a preparação para os Jogos Sul-americanos que começam na terça-feira, em Santiago, no Chile, a atleta superou a marca histórica.
A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou a nova lista e agora Caroline Kumahara ocupa a 139ª colocação, seguida por Jessica Yamada, (207), que também teve uma evolução notável e ultrapassou a experiente Lígia Silva (220) e a chinesa naturalizada brasileira Gui Lin (222).
A excelente fase de Caroline vem desde 2012, quando assumiu o posto de nº 1 do país depois de conquistar a Copa ITTF Latino-americana, em San José, na Costa Rica. No mesmo ano, disputou os Jogos de Londres e foi eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a melhor atleta da modalidade na temporada.
Em 2013, depois de conquistar o título Latino-americano, em El Salvador, a menina, então com 17 anos, causou sensação ao derrotar a talentosa japonesa Kasumi Ishikawa, a nona colocada do Ranking, em um duelo emocionante na Copa do Mundo de Equipes, da China, por 3 a 2 (6-11, 12-10, 11-9, 9-11, 11-5).
Nessa terça-feira, os Jogos Sul-americanos começam com as disputas do Torneio de Equipes. Além de Caroline, favorita ao título no Individual, o Brasil terá também Jessica Yamada e Gui Lin. Carol não disputará o Torneio de Duplas, onde estão inscritas Jessica Yamada e Gui Lin, mas jogará Dupla Mista ao lado de Thiago Monteiro.
Depois de Londres, essa será a primeira vez que o Time Brasil se reunirá no ciclo olímpico dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.