Por CBTM
A Seleção Brasileira masculina confirmou o favoritismo e estreou com vitória na fase de grupos do Torneio de Equipes da décima edição dos Jogos Sul-americanos, em Santiago, no Chile. O Tênis de Mesa está sendo disputado no ginásio Olímpico Municipal e o adversário dessa manhã foi o Paraguai.
Cazuo Matsumoto abriu a série contra Dario Toranzos e venceu com certa facilidade, por 3 a 0, com parciais de 11-6, 11-8, 11-2. Na sequência, Thiago Monteiro teve um pouco mais de trabalho para superar Marcelo Aguirre, por 3 a 1. Depois de fechar o primeiro set em 11-4, Thiago foi surpreendido e perdeu o segundo por 11-7.
Apesar do susto, o Guerreiro Cearense não decepcionou e tomou conta novamente da situação, devolvendo o 11-7 no terceiro set e liquidando a fatura no quarto, por 11-5. No jogo de duplas, Cazuo e Gustavo Tsuboi tiveram que suar a camisa para vencer Axel Gavilan e Marcelo Aguirre, por 3 a 2, com parciais de 9-11, 11-9, 8-11, 13-11, 11-6.
O próximo adversário será a Venezuela, também nessa terça-feira, às 16 horas (17h pelo horário de Brasília). A competição de Equipes termina quarta-feira. No dia seguinte haverá Torneio de Duplas, com Jessica/Lin, Cazuo/Thiago e Duplas Mistas, com Gustavo/Jessica, Cazuo/Lin e Thiago/Caroline.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.