Por CBTM
A segunda edição da Copa Brasil de Tênis de Mesa em 2014 será disputada de quinta (dia 10) a domingo, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC). A competição, que conta pontos para o ranking nacional, já tem mais de 550 atletas confirmados, entre olímpicos e paralímpicos. No mesmo local, haverá também as disputas, na sexta e no sábado, da Copa Latina e do Desafio Internacional Paralímpico entre o brasileiro Luis Henrique Medina e o britânico Martin Perry.
O primeiro dia de competição da Copa Brasil, quinta-feira, foi dedicado à disputa do rating, com Cazuo Matsumoto levando o ouro no Absoluto A Masculino, e Gui Lin faturando o Absoluto A Feminino.
A partir de sexta-feira, começa a competição por ranking, na qual os atletas jogam dentro de suas categorias e podem participar também de uma categoria acima à sua original.
O campeão da categoria Absoluto A da primeira edição da Copa Brasil, disputada em Manaus, em março, foi Humberto Manhani, da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Com um número de atletas inscritos muito superior em relação a Manaus, que teve cerca de 250 participantes, ele espera encontrar mais dificuldades.
"Em Jaraguá teremos mais atletas, então o nível deve crescer um pouco, mas depois da vitória em Manaus, acho que tenho condições de vencer lá também", disse o santista, que não aponta um adversário em especial para lhe tirar o título. "Hoje, o Brasil tem muitos atletas no mesmo nível, um nível alto. Todos estão acostumados a jogar entre si, então o equilíbrio é grande, não tenho como apontar um favorito", comentou.
Copa Latina traz atletas da Seleção Brasileira e Desafio Paralímpico
Nos dias 11 e 12 a Arena Jaraguá também abrigará a Copa Latina de Tênis de Mesa. Serão doze brasileiros (quatro da seleção mais os oito melhores colocados do ranking nacional), dois cubanos, um uruguaio e um convidado húngaro.
Serão distribuídos quatorze mil reais em prêmios aos medalhistas: seis mil para o primeiro colocado, quatro mil para o segundo, e dois mil para os terceiros colocados.
Antes da grande final da Copa Latina, no sábado, haverá o Desafio Paralímpico Internacional. Será um duelo de gerações, com o brasileiro Luiz Medina, medalhista de bronze nos Jogos Para pan-Americanos Rio 2007, de 62 anos, enfrentando o britânico Martin Perry, de apenas 19. As semifinais e a final da Copa Latina, e o Desafio Paralímpico terão transmissão do Sportv, no sábado, das 16h às 18h.
PROGRAMAÇÃO COPA BRASIL:
QUINTA-FEIRA
Rating – 8h às 16h30
SEXTA-FEIRA
Ranking – 8h às 16h45
SÁBADO
Ranking – 8h às 16h30 e 18h30 às 21h50 (haverá uma pausa entre 16h30 e 18h30 para a disputa da Copa Latina
DOMINGO
Finais do Ranking – 8h às 12h30
PROGRAMAÇÃO COPA LATINA
SEXTA-FEIRA
Oitavas e quartas de final – 19h às 21h
SÁBADO
Semifinais – 16h às 17h20
Desafio Paralímpico – 17h20 às 17h50
Final – 17h50 às 18h30
Premiação – 18h30 às 18h45