Notícia

Brasil vence a Eslováquia e chega às semifinais do Aberto da Eslovênia

Por CBTM

09/05/2014 21h17


 
A sexta-feira reservou fortes emoções e grandes resultados para o Brasil no Aberto da Eslovênia de Tênis de Mesa Paralímpico, principalmente para a equipe classe 08 masculina. Em uma partida de arrepiar, os brasileiros, que estavam ranqueados em oitavo, surpreenderam e venceram a Eslováquia, garantindo uma vaga nas semifinais.

Ainda na fase de grupos, Israel Stroh, Paulo Salmin e Luiz Filipe Manara venceram a Dinamarca por 3 a 1. As três vitórias do Brasil foram nas partidas individuais. O resultado mais expressivo foi a vitória de Israel Stroh sobre Peter Rosenmeyer, 2º do ranking mundial da classe 06. Apesar de ser duas classes abaixo do Israel, Rosemeyer tem 192 pontos a mais no ranking mundial, e esta vitória garantirá a Israel muitos pontos ao brasileiro.

Nas quartas de final, o sorteio não favoreceu, pois o Brasil teria de enfrentar a forte seleção eslovaca, e os alemães passaram pela Bélgica por W.O, visto que o belga Mathieu Loicq se lesionou ainda na disputa de grupos, e abandonaram a competição.

Mesmo ainda tendo de jogar uma partida para chegar na disputa por medalhas, o Brasil foi grande, vencendo os favoritíssimos eslovacos por 3 a 2. Uma partida em que os três membros da equipe souberam fazer o seu papel, e praticamente não erraram. 

O excelente desempenho em duplas, com Stroh e Salmin, adicionados às vitórias de Stroh e Manara sobre Miroslav Jambor levaram a equipe brasileira às semi-finais. Manara, na partida decisiva, salvou dois match points quando estava perdendo por

2 a 0, e conseguiu virar para 3 a 2, levando os brasileiros ao êxtase. E o último set reservou também fortes emoções, ao terminar em 12 a 10 para Luiz Manara.

"Publica logo essa notícia no site, para meus pais verem" - disse Luiz Filipe Manara, que complementou "Acho que rezei um terço durante a partida, mas sabia onde estava e onde poderia chegar". Na foto ao lado, a comemoração após o último e decisivo ponto.

"Descobri que sou um excelente duplista", disse Paulo Salmin, que após a partida foi elogiado pela equipe canadense que assistia à partida.

Neste sábado a equipe brasileira enfrenta os húngaros Andras Csonka e Gyula Zborai, às 11:00h (horário local) em busca da medalha dourada.

"Vamos comemorar essa vitória hoje, mas no fim do dia já estaremos focados na Hungria, como nosso técnico Paulo Camargo nos orientou" - disse Stroh

O técnico da Seleção Brasileira Paralímpica andantes diz que a vitória não foi obra do acaso: "Sabíamos que seria muito difícil [vencer a Eslováquia], mas em nenhum momento deixamos de acreditar na vitória. Treinamos muito bem em Piracicaba [onde está localizado o CT da Seleção Brasileira de andantes] e estamos bem preparados", disse Paulo Camargo, lembrando também que medalhistas de Londres-2012 e Pequim-2008 foram derrotados pelos brasileiros (Csejtey e Jambor foram prata por equipes em Pequim-2008, e em 2012 Csejtey foi prata no individual, e Rosenmeier foi bronze no individual). 

Paulo acredita também que a escalação acertada nas partidas também influenciou no ótimo resultado: "Viramos o jogo nas duplas com Salmin e Israel jogando firme, procurando sempre mudar o ritmo do jogo com o pino do Salmin e os ataques potentes de Israel". 

A última partida, a vitória de Luiz Filipe Manara sobre Miroslav Jambor também rendeu elogios do técnico: "Com muita determinação e obediência tática, o Manara virou a partida após estar perdendo por 2:0". O resultado, segundo o técnico, lhe dá plena convicção de que os avanços do grupo e de estarem no caminho certo.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?