Brasil encerra participação no Aberto da Eslovênia com quatro medalhas
Por CBTM
O Brasil encerrou, neste sábado, sua participação no Aberto de Tênis de Mesa Paralímpico da Eslovênia. Com ótima campanha, os brasileiros terminaram com quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Na classe 10 feminina, Bruna Alexandre foi campeã na disputa individual e vice por equipes, ao lado de Jennyfer Parinos e Danielle Rauen. Elas foram derrotadas na final pelas turcas Umran Ertis, Neslihan Kavas e Merve Demir por 3 a 2.
A outra prata do Brasil foi conquistada por Joyce Oliveira, na classe 04-05 feminina, jogando ao lado da alemã Sandra Mikolaschek. Elas perderam a última partida para as sérvias Nada Matic, Borislava Peric-Rankovic e Zodica Popadic. O bronze ficou com a equipe masculina classe 08, com Luiz Filipe Manara, Israel Stroh e Paulo Salmin.
Além das medalhas, outros destaque foram as grandes vitórias dos atletas brasileiros sobre jogadores da elite do tênis de mesa mundial, como as de Israel Stroh (classe 08) sobre os eslovenos Richard Csejtey (9º do ranking mundial) e Miroslav Jambor (20º), além do húngaro Gyula Zborai (12º) e do dinamarquês Peter Rosenmeier (2º da classe 06).
“Há alguns anos, o [eslovaco Richard] Csejtey entrou na mesa contra brasileiros sem nem levar água nem toalha. Hoje, ele viu que tem de suar a camisa para jogar com a gente”, comentou Paulo Salmin, sobre o atleta derrotado por Israel Stroh. “Hoje os atletas brasileiros veem que é possível ganhar de atletas Top-10 – como venceram – e estão no caminho certo” – comentou Gorazd Vecko, consultor internacional da Seleção Brasileira Paralímpica.