Notícia

Federação do Amapá conclui programa de intercâmbio com Cuba

Por CBTM

27/06/2014 20h35


Depois de 90 dias de muito trabalho, chegou ao fim, no último sábado (21), o Intercâmbio Internacional Amapá-Cuba, que aconteceu graças a uma parceria entre a Federação de Tênis de Mesa do Amapá (FTMA), a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (SEDEL).

Essa foi considerada uma das mais importantes ações do Programa Amapá Olímpico, uma iniciativa do Governo Estadual que tem como objetivo desenvolver a modalidade no extremo Norte do país.

O sucesso do Intercâmbio, que levou para Macapá os atletas olímpicos Yohan Mora e Jorge Campos, foi celebrado com um evento na sede da ACTM Itaim Keiko, reunindo o grupo do alto rendimento e alguns iniciantes das escolas públicas e do Projeto Camalaping.

“Essa segunda etapa de treinamentos com mesatenistas cubanos não deixou dúvidas de que o investimento do poder público no desporto de alto rendimento encontrou no talento e disciplina desta escola latina a harmonia perfeita com as necessidades e anseios do extremo norte do Brasil”, disse o Presidente da FTMA, Alan Cardoso.

Pela primeira vez os atletas do Amapá tiveram a chance de interagir por um longo período com jogadores de alto nível, e as diferenças de metodologia de treinamento, segundo Alan, encontraram certa resistência dos nortistas.

“Isso aconteceu principalmente na parte física, sempre muito “pesada”, sob a coordenação de Yohan Mora, que é formado em Cultura Física. Os resultados foram notáveis e a evolução dos atletas ao final desses três meses deixou uma certeza: Cuba norteará o treinamento de rendimento no Amapá”,  garantiu Alan.

Agora, o próximo passo é a contratação do técnico Pavel Oxamendi, que já esteve no Amapá em 2013. O cubano deve voltar em agosto para desenvolver, até dezembro, um trabalho exclusivamente voltado para a formação de treinadores escolares e detecção de talentos.

“No Brasil, mão de obra qualificada para desenvolver um programa de rendimento é muito rara e a importação destes profissionais, neste momento, se mostra um caminho extremamente viável principalmente para as regiões mais distantes “, explicou o Presidente.

Com a ajuda de Pavel na formação de técnicos e os regressos de Mora e Moisés, em 2015, Alan Cardoso espera que o Amapá complete sua força tarefa na modalidade e de fato aumente qualitativamente o número de atletas de rendimento em todo estado.

“A FTMA agradece a colaboração da CBTM, em particular ao Sr. Edimilson Pinheiro pelo profissionalismo e eficiência em todos os passos deste intercâmbio; ao Presidente da Federação Cubana de Tênis de Mesa, Sr. Amado Bode, pela confiança no nosso trabalho, e ao Governo do Amapá, na pessoa da Secretária de Desporto e Lazer, Áurea Brito, que apesar do pouco tempo a frente da pasta, já investiu mais de R$50 mil no mesatenismo do Amapá, prova da organização e força da modalidade no Estado”, finalizou Alan.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?