Por CBTM
Período de treinamentos começa com todos os convocados presentes e já com atividades na parte da manhã e da tarde
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 25/9/2014
Nesta quinta-feira (25/09), teve início o programa Next Generation, que reúne os melhores atletas, de nove a 12 anos, que se destacaram nas detecções de talentos e através do programa “Hopes”, da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), ao longo de 2014. Após uma reunião para discutir o planejamento da etapa (outras acontecerão em outubro e novembro), Ricardo Faria, Omar Barbosa, Lincon Yasuda e Márcio Aragão inauguraram os treinamentos com atletas e técnicos, dentro do Fran TT Training Center, em Piracicaba (SP).
No período da manhã, ocorreu uma reunião geral envolvendo coordenadores, técnicos e atletas. Durante o encontor, foi apresentado o plano de atividades para os três dias, focado nos treinos de alto rendimento e no Coach Education, parte do programa voltada para o desenvolvimento dos técnicos.
“O trabalho desenvolvido aqui só vai ter um nível legal se os técnicos também ‘alcançarem’ seus atletas. Não adianta o jovem mesatenista evoluir e o seu treinador ficar estagnado”, afirmou Márcio Aragão, coordenador nacional da Detecção.
O Coach Education, implementado recentemente no Brasil, tem como objetivo fazer o acompanhamento de evolução entre atleta e técnico. Ricardo Faria, consultor internacional do evento, é um dos responsáveis pela prática nos treinadores brasileiros.
“Um garoto está errando um movimento de forehand, por exemplo. O Ricardo mostra para o técnico como o atleta pode corrigir aquela movimentação, explicando como ele pode evoluir seu atleta”, explicou Aragão.
Ainda no período matutino, teve início o treinamento. Parte física e posteriormente prática foram trabalhadas. No período da tarde, ocorre a primeira competição da etapa. Atletas do masculino e do feminino, de maneira separada, competirão entre si. No masculino, pela maior quantidade de mesatenistas (11), haverá uma primeira fase de grupos, seguida de mata-mata. Para as meninas, como são apenas sete competidoras, o desenho do torneio se dará através de grupo único, em que todas jogam contra todas.
“Estou bem feliz com a etapa até aqui. Está sendo um sucesso. Não tivemos uma falta sequer, todos os atletas que convocamos estão presentes. Tem gente de Santa Catarina, Amazonas, Rio de Janeiro, interior de São Paulo”, concluiu Aragão.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM