Por CBTM
Consultor nacional do programa, treinador mostrou-se contente com os primeiros resultados
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 29/9/2014
Acostumado a coordenador os atletas da seleção brasileira de tênis de mesa, Lincon Yasuda teve, na semana passada, a missão de ajudar a preparar algumas das principais promessas do país na modalidade - e saiu satisfeito com o que viu. O técnico foi o consultor nacional do programa Next Generation, que contou com atletas de nove a 12 anos selecionados ao longo de 2014 através das etapas de detecção de talentos e do programa Hopes, da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
A primeira etapa, que foi realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Treinamento Fran TT, em Piracicaba (SP), deixou Lincon animado. O treinador já espera a segunda rodada de atividades, que acontecerá de 5 a 9 de novembro.
“É muito importante a iniciativa. Poder realizar o treinamento pouco tempo após a detecção nacional de talentos é essencial, pois assim as experiências adquiridas pelos atletas em julho já podem ser avaliadas. E também, a volta do Ricardo (Faria, consultor internacional) pouco tempo depois, já traz maior identificação do grupo com ele, o que vai levando ao entrosamento. Os atletas já com conhecimento prévio do estilo do técnico podem aproveitar muito melhor o período de treinamento”, afirmou.
O treinador ressaltou a novidade do programa deste ano, contando com os atletas do Hopes.
“Realizamos na convocação, dessa vez, a integração do grupo detectado em julho com atletas que pertenceram ao Hopes desse ano. São atletas um ano mais velhos, já com experiência pela seleção brasileira de base. É uma excelente oportunidade para os mais novos em tê-los como referência e poderem trocar informações. Para nós, é igualmente importante acompanharmos o desenvolvimento dos atletas vindos do programa. São jovens com grande potencial e que trabalham forte em seus respectivos clubes”, avaliou Lincon.
Segundo o técnico, já foi possível observar uma "nítida evolução" dos atletas desde julho.
“Isso prova a importância do projeto, porque, nessa idade, a evolução e assimilação dos jovens são muito rápidas, desde que eles tenham contato com pessoas mais experientes e aprendam desde cedo a cultura do alto nível. Portanto, é muito importante eles estarem presentes e envolvidos em um ambiente que propicie a eles adquirirem informações de todos os lados, para seguirem evoluindo permanentemente”, disse.
Durante o Next Generation, cada atleta é acompanhado de seu treinador, para que o aprendizado seja levado aos clubes e alcance mais mesatenistas. Segundo Lincon, este é um dos pontos fundamentais para que o projeto ganhe cada vez mais relevância no desenvolvimento da modalidade.
“Destaco também a presença dos técnicos dos respectivos atletas, perguntando, auxiliando, trocando ideias, porque eles têm a importante missão do trabalho diário, quando regressarem aos clubes. A continuidade do que foi aplicado aqui em Piracicaba é o trabalho do dia a dia”, concluiu o treinador.
Sucesso da primeira etapa cria expectativa para próximo encontro
A primeira etapa do programa Next Generation contou com 18 atletas, 10 técnicos e quatro consultores. Um dos pontos altos do evento foi a presença completa de todos os atletas convocados. Durante os três dias de programa, palestras, aulas, treinamentos e competições foram ministradas pelos consultores.
A segunda etapa, marcada para ocorrer entre os dias 5 e 9 de novembro, também será no Fran TT Training Center, em Piracicaba. A princípio, o quadro de atletas, sparrings e consultores será mantido.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br